Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril
Publicada em
15/04/24
Atualizada em
15/04/24 14h46m
1005 Visualizações
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

Docentes da UFSM paralisam as atividades nesta terça-feira (16), com mobilização no arco, plenária e assembleia. As atividades fazem parte do estado de greve, aprovado na última assembleia, de 8 de abril. A primeira atividade programada é um ato no arco de entrada da UFSM, às 7h30, com panfletagem junto com os e as estudantes. A mobilização conjunta foi aprovada na assembleia discente, do último dia 12 de abril e convocada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM para debater as pautas: Situação da UFSM e demais Universidades, Greve dos TAEs e indicativo dos docentes.
Também nesta terça, às 9h, acontece a Mesa Temática Unificada promovida pela Associação dos Servidores Públicos da UFSM (Assufsm), com a participação da Sedufsm, Associação de Pós-Graduandos (APG) e Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM. O evento ocorre no Auditório Gulerpe (entrada lateral), no HUSM, e tem como tema “as reivindicações das categorias e o orçamento das IFEs”.
Reunião
Às 10h, no Gabinete do Reitor, a Sedufsm se reúne com o professor Luciano Schuch, para debater sobre o ‘Estado de Greve’ da categoria.
Assembleia Geral
Já na tarde de terça, a Sedufsm convoca as e os docentes da UFSM para reabertura da assembleia geral permanente. A plenária ocorrerá a partir das 13h30 no Auditório Sérgio Pires (prédio 17, CCNE). Nos demais campi da instituição- Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul- através de videoconferência, conforme previsão legal do estatuto do ANDES-SN. A pauta da assembleia prevê a realização de um “balanço do movimento nacional de greve” e também um “balanço dos rumos do movimento na UFSM.”
Confira as informações completas sobre a assembleia docente
Quando? Terça, 16 de abril
Hora? 13h30 (1ª chamada); 14h (2ª chamada)
Locais:
UFSM/Santa Maria- Auditório Sérgio Pires (prédio 17, básicos, CCNE);
UFSM/Cachoeira do Sul- Sala 21, Auditório- prédio C3;
UFSM/Palmeira das Missões- Sala 206, prédio 1;
UFSM/Frederico Westphalen- Sala 19- prédio principal, bloco 2.
Agenda da mobilização em Brasília
● Dia 15 de abril, às 14h, instalação do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN e, às 17h, roda de conversa sobre o tema: “A disputa pelo orçamento público”, ambas atividades na sede do ANDES-SN em Brasília (DF).
● Dia 16 de abril, às 10h, Câmara do(a)s Deputado(a)s (local a confirmar) - Audiência Pública para debater o processo democrático de destituição do Reitor Interventor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, promovida pelo mandato da deputada Fernanda Melchionna do PSOL. Às 16h, Auditório Nereu Ramos - Audiência Pública sobre a Greve na Educação Federal, promovida pelo mandato da deputada Sâmia Bomfim do PSOL.
● Dia 17 de abril: DIA DA MARCHA DO(A)S SERVIDORE(A)S PÚBLICO(A)S EM BRASÍLIA: O ato ocorrerá em Brasília, com concentração às 9h na catedral de Brasília e caminhada em direção ao MGI, Bloco K.
Confira aqui a programação completa.
Texto: Karoline Rosa (jornalista)
Imagem: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
