Comando de Greve realiza entrega de donativos para vítimas das enchentes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 09/05/24 17h26m
SVG: views 351 Visualizações

Categoria está em greve desde o último dia 25 de abril e devido ao momento de crise que enfrentamos decidiu reverter suas ações em Greve Solidária

Alt da imagem

Na manhã desta quinta-feira, 9 de maio, Dia Nacional de Luta em Defesa das Universidades, Institutos e Cefets, os e as docentes da Universidade Federal de Santa Maria fizeram ações em defesa da vida. O Comando Local de Greve (CLG) saiu em comboio para Camobi, para a entrega de donativos para moradores e moradoras da Quarta Colônia, cujas doações estão sendo centralizadas no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), no prédio 74, dentro do projeto SOS Comunidades UFSM. 

A professora Maria Medianeira Padoin, responsável por receber os donativos, conta quais são as necessidades dos moradores e moradoras da Quarta Colônia. “O que eles estão pedindo muito são cobertores (novos ou limpos), lençóis e toalhas de banho. Além de materiais de higiene pessoal, como escova e pasta de dente. E também a parte de limpeza pesada, para limpar as casas que ficaram em pé, então rodo, pano e água sanitária”, solicita a professora. As doações podem ser feitas diretamente no CCSH ou, para pessoas que estiverem na região central de Santa Maria, na sede da Sedufsm (rua André Marques, 665).

Maria Medianeira explica que posteriormente, irão fazer uma campanha de arrecadação de materiais escolares para as crianças e adolescentes que foram atingidos pelas enchentes. “Muitas famílias e escolas perderam tudo, então o que for de material escolar, até mochilas, nós vamos arrecadar”, avisa a docente. 
 

Toda vida importa  

Parte dos donativos foram entregues no pavilhão do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT), antigo Centro de Eventos da UFSM, onde estão concentrados os animais resgatados que ainda não foram para lares temporários. A estudante de veterinária e voluntária no projeto SOS Comunidades UFSM , Juliely Dib, informa que “no momento existem dois cachorros esperando por um lar, sendo um temporário e outro definitivo”, relata a estudante. Conheça seu possível novo melhor amigo:

Titi 

          - Tem 3 anos, macho, não castrado, 23, 5kg. Está para adoção.

Amigo 

           - Tem 5 anos, macho, não castrado. Está para lar temporário enquanto estão à procura de seu tutor.

Caso não consiga adotar, você pode ajudar com doações. Veja o que doar: 

  • Ração para filhotes (cães e gatos)
  • Capstar
  • Pet milk
  • Vermífugo e Antipulgas 
  • Coleira antiparasitária
  • Probióticos (cães e gatos)
  • Antipulgas para filhotes 
  • Água potável
  • Sachê para cães
  • Seringas ( 3 e 5ml)
  • Teste FIV e FELV
  • Ração para cães e gatos adultos

As doações para o projeto podem ser feitas diretamente no local ou, para quem estiver na região central de Santa Maria, na sede da Sedufsm (rua André Marques, 665). Quem quiser informações sobre os animais resgatados pode entrar em contato com o projeto por meio da conta no Instagram: @animaissm.

Greve solidária 

A categoria está em greve desde o último dia 25 de abril e na terça-feira, 7 de maio, o CLG decidiu reverter suas ações em Greve Solidária.  Hoje pela manhã, antes da saída do comboio, o CLG voltou a se reunir para debater e definir novas atividades para a Greve Solidária. A reunião aconteceu no Auditório Suze Scalcon (rua André Marques, 665) e foi aberta ao público. O encontro serviu para organizar as ações do dia (comboio de entrega, pela manhã e arrecadação de donativos à tarde), além de levantar instituições que estão necessitando de ajuda. Amanhã o CLG volta a se reunir, às 9h, e o encontro é aberto a todos os e as docentes que quiserem se engajar na Greve Solidária. 

Esta primeira doação partiu de recursos da Sedufsm. Além disso, a Seção Sindical se transformou em local de arrecadação de donativos, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O carro do sindicato também está disponível para a retirada de donativos. Para doações em dinheiro, por PIX, utilize a seguinte chave: solidariedaders@sedufsm.org.br 

 

Texto e fotos: Karoline Rosa (jornalismo)
Arte: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Reunião com o governo federal traz alguns avanços

SVG: calendario 14/06/2024
SVG: tag Greve 2024
Encontro aconteceu na manhã desta sexta, 14, no MEC, em Brasília

14 de junho: Dia Nacional de Luta e mobilização pela efetiva negociação

SVG: calendario 13/06/2024
SVG: tag Greve 2024
Na UFSM haverá vigília na sede da Sedufsm e, em Brasília, presença de caravanas com marcha de grevistas

Comando Local de Greve divulga nota de repúdio

SVG: calendario 12/06/2024
SVG: tag Greve 2024
A greve, a PROGRAD e a banalização do assédio

Veja todas as notícias