Sedufsm terá fundo emergencial de ajuda às pessoas atingidas pelas chuvas
Publicada em
Atualizada em
14/05/24 12h29m
471 Visualizações
Comando de Greve deliberou que, além do pix de arrecadação, instituição crie um fundo com recursos de aplicações do sindicato
O Comando Local de Greve (CLG) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 10 de maio, de forma hibrida, junto com docentes dos campi de Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul. Não houve representação de Palmeira das Missões. No encontro, o CLG decidiu continuar com reuniões diárias e abertas a todos os e as docentes que quiserem participar. A próxima reunião será segunda, 13 de maio, às 14 horas, na Sedufsm (rua André Marques, 665).
Docentes do campus Frederico Westphalen informaram que, apesar de a cidade não estar afetada pela enchente e fortes chuvas, o entorno está, o que significa que estas cidades precisam de ajuda. Por sua vez, a informação do campus de Cachoeira do Sul foi de que os e as docentes estão auxiliando aqueles e aquelas que estão necessitando de donativos. Foi decidido no encontro que a Sedufsm criará um fundo emergencial de ajuda às pessoas atingidas pelas fortes chuvas, com recursos de aplicações do sindicato.
Desde o início da emergência climática, a Sedufsm já fez aportes financeiros ao Banco de Alimentos, além da compra de donativos que foram entregues na última quinta, 9 de maio, com recursos próprios e enviados pela Regional RS do ANDES-SN. Além disso, a Seção Sindical se transformou em local de arrecadação de donativos, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O carro do sindicato também está disponível para a retirada de donativos. Para doações em dinheiro, por PIX, utilize a seguinte chave: solidariedaders@sedufsm.org.br
Nos informes da reunião, os e as docentes também apontaram como está a greve nacional da categoria que, entre docentes da UFSM começou no dia 25 de abril. Por conta dos desdobramentos nacionais, o CLG havia programado uma visita aos campi de Frederico Westphalen, na quarta-feira (15/05), e em Palmeira das Missões, na quinta-feira (16/05) pela manhã. Contudo, o CLG seguindo orientação do Polícia Rodoviária Federal (PRF), adiou para a próxima semana a visita aos campi, com data a ser posteriormente divulgada.
O CLG também definiu as pessoas que irão participar da reunião com a Reitoria, na próxima terça-feira (14) em que será constituído um comitê de emergência climática, assim como a incorporação de ações voltadas à saúde, dentro da Greve Solidária, deliberada na terça-feira passada (7 de maio). O grupo definiu ainda que a partir da próxima semana será feito um boletim com informações da greve tanto em nível local quanto nacional. E que a Sedufsm disponibilizará um carro específico para o deslocamento de pessoas e mantimentos nas ações emergenciais.
A próxima reunião do CLG é segunda (13/05), às 14 horas. De terça a quinta, os encontros serão às 9h, sempre na sede da Sedufsm. Docentes dos campi de Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen podem solicitar o link das reuniões através do whatsapp 55 999622248.
Fotos: Karoline Rosa
Assessoria de imprensa da Sedufsm