Confira a exposição “Santa Maria de todas as graças”
Publicada em
16/05/24
Atualizada em
16/05/24 09h51m
247 Visualizações
Cartunista e professor da UFSM, Máucio expõe cerca de 40 trabalhos na Câmara de Vereadores, entre 15 e 28 de maio
A dica cultural da semana é conferir a exposição “Santa Maria de todas as graças” do cartunista e professor da UFSM, Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, o Máucio. São cerca de 40 trabalhos tendo como tema ‘Coração do Rio Grande’. A exposição, que foi aberta na tarde desta quarta, 15 de maio, segue até o dia 28 de maio, na Sala Eduardo Trevisan, localizada na Câmara de Vereadores de Santa Maria.
A exposição, segundo o seu autor, é composta de fotos comentadas, desenhos realizados e publicados em momentos diferentes. Conforme Máucio (imagem abaixo), o critério da seleção é a graça, tanto no sentido do sublime, quanto no sentido do gracejo ou do inusitado. “Sentimentos gráficos que tentam traduzir um pouco do amor que sinto por Santa Maria”.
Os trabalhos selecionados pelo cartunista e professor resumem “coisas vistas e pensadas na e sobre a cidade onde eu nasci”. Isso inclui “esporte, arquitetura, personalidades, cultura, coisas estranhas e pitorescas. Nomes e lugares característicos, que só Santa Maria possui.”
Sobre o autor
Na condição de cartunista, colaborou com diversos jornais e revistas, desde a década de 1980. Editor da Revista Garganta do Diabo (anos 1990). Criador do Cartucho - Encontro dos Cartunistas Gaúchos (2003-2017). Criador do Massa Folhada (2015-2020). Atualmente publica a Série Karakóis.
Já na atividade docente: professor pesquisador na área de Educação (e Humor)/ Formação de Professores. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imaginário Social/CE-UFSM. Leciona no Curso de Desenho Industrial do Centro de Artes e Letras/ UFSM.
Para contato com o professor: perfil no facebook- Máucio Bonotto Rodrigues; ou pelo e-mail maucioflf@gmail.com
Serviço
O quê? Exposição “Santa Maria de todas as graças”
Quando? 15 a 28 de maio
Onde? Sala Eduardo Trevisan (Câmara de Vereadores)
Autor? Máucio Bonotto Rodrigues
Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm