Comando Local de Greve divulga nota de apoio ao mapeamento da comunidade atingida pelos eventos climáticos SVG: calendario Publicada em 16/05/24
SVG: atualizacao Atualizada em 16/05/24 12h21m
SVG: views 614 Visualizações

“A PRPGP da UFSM, parece não estar interessada em saber a situação das pessoas que fazem parte da comunidade universitária neste momento difícil”, ressalta o texto

Alt da imagem

O Comando Local de Greve da UFSM divulga nesta quinta, 16 de maio, uma nota de apoio à pesquisa de Mapeamento sobre a situação da comunidade acadêmica durante os eventos climáticos extremos. 

"Nota de apoio à pesquisa de Mapeamento sobre a situação da comunidade acadêmica da UFSM durante os eventos climáticos extremos

Desde o final de abril de 2024, cerca de 90% dos municípios do estado do Rio Grande do Sul (inclusive Santa Maria e Cachoeira do Sul) têm passado pela maior calamidade climática da sua história. Muitas vidas foram perdidas, estradas e pontes destruídas, cidades inteiras alagadas, áreas de produção agrícola e de vegetação foram submersas, aeroportos foram fechados, entre diversos outros problemas. A comunidade universitária da UFSM também foi atingida por estes eventos extremos, mas ainda não sabemos quem teve perdas, quais foram, se precisam de ajuda e quais as suas condições de vida e de possível retorno para as atividades acadêmicas.

Por iniciativa de estudantes e professores/as vinculados/as ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e apoiado por diversos outros cursos e organizações vinculadas à UFSM preocupados com a situação da comunidade universitária, foi elaborado um questionário online para ser preenchido, de forma voluntária, por estudantes, docentes, técnico-administrativos/as (TAEs ) e trabalhadores/as terceirizados/as da UFSM. A ideia é fazer um mapeamento da situação, embasar ações de apoio e decisões. O questionário está sendo divulgado desde o dia 11 de maio pelo site e redes sociais do PPGCS, de grupos de pesquisa, da Sedufsm, da UFSM.

Surpreendentemente, no dia 15 de maio, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) retirou o questionário do site da UFSM e solicitou ao PPGCS que também o fizesse por faltar aprovação da pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição. Ocorre que se trata de pesquisa de opinião, não sendo necessária a aprovação do comitê de ética. Como previsto na Resolução n. 510, de 7 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde, que trata da ética na pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais, Art. 1º, Parágrafo único: “Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP: I - pesquisa de opinião pública com participantes não identificados”.

Ademais, para se obter a aprovação de uma pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa é necessário, inicialmente, registrar um projeto no Portal de Projetos da UFSM e, como se sabe, o campus esteve sem internet por vários dias e os/as TAEs e os/as docentes estão em greve, portanto, o sistema de registros está parado. Posteriormente, o CEP costuma designar os projetos para parecer de avaliadores/as docentes, o que, em tempos normais, pode levar meses.
Como se percebe, a PRPGP da UFSM parece não estar interessada em saber a situação das pessoas que fazem parte da comunidade universitária neste momento difícil e a urgência disso. Dificulta e cria obstáculos para que a comunidade universitária faça, ela mesma, o diagnóstico da situação de seus membros e possa fazer chegar ajuda aos que necessitam.

Pelos motivos elencados, o Comando Local de Greve dos/as Docentes da UFSM, reconhece a pertinência e manifesta apoio à pesquisa de mapeamento da situação realizada pela equipe do PPGCS.

 

Santa Maria, 16 de maio de 2024
Comando Local de Greve das e dos Docentes da UFSM".

 

 

Edição: Karoline Rosa
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM receberá investimentos do PAC, mas lista de nove obras gera controvérsia

SVG: calendario 31/01/2025
SVG: tag Sedufsm
Recursos alcançam aproximadamente R$ 19 milhões e abrangem obras em todos os campi

Mais de 65 mil pessoas foram resgatadas do trabalho análogo à escravidão no Brasil

SVG: calendario 28/01/2025
SVG: tag Sedufsm
Neste 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, lembramos alguns casos emblemáticos ocorridos, especialmente, no Rio Grande do Sul

Plano de saúde será reajustado em 5,5% a partir deste mês

SVG: calendario 24/01/2025
SVG: tag Sedufsm
Diretoria da Sedufsm vinha negociando índice com Unimed desde dezembro passado

Veja todas as notícias