Docentes terão nova rodada de negociações na sexta, 14 de junho
Publicada em
Atualizada em
10/06/24 15h10m
460 Visualizações
Governo declara estar aberto para discutir apenas pautas não-salariais
Os professores e professoras federais em greve têm mais uma rodada de negociações com o governo prevista para a próxima sexta, dia 14. A categoria docente está em greve desde o dia 15 de abril. Na UFSM, a greve começou dia 25 de abril. A reunião do dia 3 junho terminou sem acordo, após ser interrompida pelo Secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo.
Como forma de protesto, representantes dos Comandos Nacionais de Greve (CNGs) e das diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe resolveram ocupar a sala do prédio do MGI, no bloco C da Esplanada dos Ministérios. Após a ocupação, as e os docentes federais em greve conseguiram garantir uma nova reunião com o governo para dia 14 de junho.
Em nota, o Ministério da Gestão disse que, na reunião de segunda-feira, 3, havia reafirmado “a proposta de reajuste já apresentada e informou que a negociação salarial com os docentes foi encerrada com o acordo assinado no final de maio”, mas que o governo permanece aberto para diálogo sobre pautas não-salariais. No entanto, a proposta reafirmada pelo MGI foi recusada pela maioria das Instituições Federais de Ensino, pois não traz reajuste para este ano, ainda propõe 9% para 2025 e 3,5% para 2026.
Vale ressaltar, ainda, que o acordo assinado pela Proifes foi suspenso pela 3ª Vara da Justiça Federal de Sergipe. A decisão do juiz Edmilson da Silva Pimenta ocorreu no dia 29 de maio.
Texto: Karoline Rosa
Foto: ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da Sedufsm