Ato em defesa da educação mobiliza comunidade acadêmica
Publicada em
Atualizada em
12/06/24 17h03m
264 Visualizações
Entidades sindicais e estudantis se reuniram em frente ao RU nesta quarta-feira, 12 de junho
Nesta quarta-feira, 12 de junho, a Sedufsm, em conjunto com a Assufsm e o DCE, organizou um Ato em Defesa da Educação ao meio-dia no hall do Restaurante Universitário (RU). A manifestação ocorre em um momento crucial para as negociações entre o governo, servidores(as) técnicos(as) e docentes, que estão em greve, com mais uma rodada de negociações prevista para esta sexta-feira, 14 de junho.
Para o presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, o ato deu visibilidade para a temática da aprovação da recomposição orçamentária, e principalmente sobre o seu impacto na comunidade estudantil. “Por isso a escolha de dialogarmos aqui no RU, foi importante ter feito esse diálogo juntamente com os estudantes que estavam aqui entrando para almoçar e/ou saindo do almoço, enfim, esse movimento todo que tem aqui no RU e discutir essa temática”, explica Ascísio.
Durante a manifestação, as falas e considerações dos docentes presentes focaram na necessidade de um orçamento adequado para a Universidade. "Nós recuperamos uma parcela, mas ainda não é suficiente. Precisamos continuar na luta, pois a vida da universidade depende das políticas públicas. Vamos lutar e defender sempre as políticas públicas," enfatiza o presidente da Sedufsm.
O ato reforça a união entre docentes, técnicos(as) administrativos(as) e estudantes na luta por melhores condições para a educação pública. Com a próxima rodada de negociações se aproximando, a expectativa é que a pressão exercida pela comunidade acadêmica ajude a alcançar avanços significativos nas discussões com o governo.
Reunião do CLG
Na manhã desta quarta, o Comando Local de Greve (CLG) se reuniu no Lonão, em frente ao CT, para discutir ações relacionadas à greve docente.
Texto e fotos: Karoline Rosa
Assessoria de Imprensa da Sedufsm