Drama palestino é tema de documentários que serão debatidos na UFSM
Publicada em
14/06/24
Atualizada em
14/06/24 10h59m
399 Visualizações
Migraidh, Cátedra Sérgio Vieira de Mello e Comitê Palestina Livre realizam na próxima quinta, 20 de junho, um cine debate
A dica cultural desta sexta-feira é prestigiar o cine debate que ocorrerá na UFSM na próxima quinta, 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado e da Refugiada. O evento tem como título “Al-Nakba: A catástrofe palestina sem fim”, e acontece a partir das 19h15, no Auditório da Antiga Reitoria (rua Floriano Peixoto, n. 1184, 2º andar), centro de Santa Maria. A atividade é promovida pelo Migraidh e Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM, em parceria com o Comitê Palestina Livre de Santa Maria.
O Cine Debate apresentará os documentários “Al-Nakba: A Catástrofe Palestina, episódio 3”, de 2013, produzido pela emissora Al Jazeera, e “Gaza, um olhar sobre a barbárie”, de 2019, dirigido por Carles Bover e Julio Perez del Campo. Após a exibição haverá um debate, que será conduzido pelas professoras Muna Muhammad Odeh (docente da área de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília/UnB), que estará na modalidade virtual, e Simone Munir Dahleh, doutora em Comunicação e professora substituta no departamento de Ciências da Comunicação da UFSM.
Sobre os filmes
“Al Nakba: a catástrofe palestina” é uma série de quatro partes produzida pela rede de TV Al Jazeera. Contudo, no Cine Debate de quinta-feira, 20, será exibido apenas o episódio 3. A série explica as origens da Nakba, a catástrofe da Palestina que se seguiu com a criação do Estado de Israel, e os eventos que levaram à primeira guerra árabe-israelense de 1948.
Assistir os episódios é uma boa forma de começar entender as origens da colonização sionista, a limpeza étnica promovida por Israel e o regime de apartheid imposto ao povo palestino. Os episódios também estão disponíveis no YouTube, mas com legendas em espanhol.
“Gaza, um olhar sobre a barbárie” é um curta-metragem de 20 minutos que recebeu o prêmio Goya em 2019. O documentário é uma viagem a Gaza, frequentemente bombardeada por Israel, fato que se intensificou após o conflito ocorrido em outubro de 2023, com ataques do Hamas ao território israelense. Mostra a vulnerabilidade de quem sofre diariamente a situação de bloqueio e a difícil tarefa de sobreviver.
Refugiados e deslocados
A situação dos refugiados palestinos e deslocados internos representa um dos quadros mais dramáticos geridos pela ONU, por meio da UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio), criada em 1949. São seis milhões de refugiados e refugiadas, que não conseguem exercer seu direito ao retorno e 1,7 milhão de deslocados/as internos neste momento, vivendo em condições desumanas, de brutal desassistência e risco de morte iminente.
Resumo
O quê? Cine debate “Al-Nakba: A catástrofe palestina sem fim”
Quando? Quinta, 20 de junho
Hora? 19h15
Onde? Auditório da Antiga Reitoria da UFSM (rua Floriano Peixoto, nº 1184, 2º andar, centro de S. Maria)
Quem organiza? Migraidh e Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM, em parceria com o Comitê Palestina Livre de Santa Maria.
Texto: Fritz R. Nunes
Imagem: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm