GT Multicampia e Fronteira do ANDES-SN realiza primeira reunião SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 20/06/24 16h48m
SVG: views 181 Visualizações

Docente da UFSM/Frederico Wesphalen participou de evento em Brasília, no dia 16 de junho

Alt da imagem
Docentes do norte e sul do país se reuniram em Brasília para discutir multicampia

O Grupo de Trabalho (GT) de Multicampia e Fronteira do ANDES-SN realizou a sua primeira reunião no domingo (16/06), na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF). O encontro teve a presença de docentes das seções sindicais das regiões Norte e Sul do país. A Sedufsm esteve representada nesta atividade pela professora Fabiana Pereira, lotada no departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, campus de Frederico Westphalen.

A criação do GT foi aprovada no 42º Congresso do ANDES-SN, realizado no início deste ano em Fortaleza (CE), com o objetivo de tratar de forma mais direcionada temas como carreira, saúde, ensino, pesquisa, extensão, organização e mobilização sindical, entre outros temas.

Além dos informes nacionais e das seções sindicais referentes ao GT, a reunião debateu a importância, as especificidades e as dificuldades do trabalho docente nas regiões de fronteira, assim como a relevância da construção de uma política nacional de enfrentamento à precarização da atividade docente e pela sua valorização.

Entre os encaminhamentos aprovados na reunião, estão proposta de texto de resolução (TR) para o 67º Conad, que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho em Belo Horizonte (MG), a realização do II Seminário Multicampia e Fronteira no segundo semestre de 2024 em uma instituição multicampi, a produção de materiais de comunicação contemplando debates do GT, e a sugestão de que a próxima edição da Revista Universidade e Sociedade trate do tema da Multicampia e Fronteira.

A reunião propôs, ainda, a realização de um levantamento nacional sobre as universidades e institutos, na base do ANDES-SN, que são multicampi e em regiões de fronteira, como se dá essa distribuição, e que as seções sindicais realizem pesquisas sobre as condições de trabalho das e dos docentes da multicampia, entre outras sugestões.

De acordo com Francieli Rebelatto, secretária-geral do ANDES-SN e integrante do GT Multicampia e Fronteira, a criação deste grupo de trabalho permite ao ANDES-SN avançar em políticas que compreendam as especificidades da atuação docente nesses territórios.

Avaliação

Conforme a professora Fabiana Pereira (segunda da direita na foto, de blusa jeans), da UFSM/Frederico Westphalen, participar do primeiro encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Multicampia e Fronteira do ANDES-SN, representando a Sedufsm, foi muito importante para que a UFSM se faça presente nas discussões de temas que são imprescindíveis para mudanças na realidade dos três campi que estão fora de sede.

Fabiana relata que foram levantadas problemáticas que são comuns à realidade de várias Instituições de Ensino e também as particularidades “que vão refletir nas discrepâncias que temos no país quando falamos de educação nas regiões sul, sudeste e centro-oeste e quando falamos nas regiões do norte e nordeste”.

Segundo a docente, foram relatadas problemáticas de infraestrutura, de pessoal, de gestão e no caso das fronteiras, também de legislação. “Muitos pontos a serem aprofundados, dados a serem levantados para que a multicampia esteja em constante discussão para que se possa construir uma política nacional de valorização das atividades docentes e seus espaços de trabalho”, finaliza ela.

O ANDES-SN ressalta em seu informe que, até o momento, um total de seis seções sindicais já construíram o próprio Grupo (GT) local de Multicampia e Fronteira. São elas: Adufpa SSind, Aprofurg SSind, Adufac SSind, Adua SSind, Sesunila SSind e Sesduf-RR SSind.

 

Fonte e imagens: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga nota em defesa da atuação na ciência de mães e pessoas que gestam

SVG: calendario 02/07/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sindicato defende implementação em universidades dos efeitos do projeto 1741/22, aprovado na Câmara, chamado “PL das mães cientistas”

Regional RS do ANDES-SN realiza XXV Encontro em Santa Maria nos dias 24 e 25 de maio

SVG: calendario 03/05/2024
SVG: tag ANDES-SN
Tema central do evento é “Os desafios da estruturação da carreira docente”

Primeira reunião da Mesa Setorial com sindicatos da educação aconteceu nesta quinta, 11 de abril

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag ANDES-SN
MEC explicou ao ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe os protocolos de funcionamento da mesa de negociação

Veja todas as notícias