Sedufsm tem primeira reunião da mesa de negociação com a Reitoria SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/07/24 18h07m
SVG: views 67 Visualizações

Gestão da UFSM prometeu encaminhar demandas trazidas pela seção sindical

Alt da imagem
Integrantes da diretoria da Sedufsm explicaram itens da pauta local de greve à Reitoria

Na tarde desta quarta, 3 de julho, os professores Ascísio Pereira, Leonardo Botega, e a professora Teresinha Weiller, integrantes da diretoria da Sedufsm, participaram de reunião com a vice-reitora Martha Adaime, e com integrantes da Pró-Reitoria de Infraestrutura, Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.  Esse foi o primeiro encontro da mesa de negociação relacionada à pauta local demandada ainda durante o movimento grevista.

Dentre os pontos tratados, reivindicações oriundas da comunidade do campus de Palmeira das Missões sobre as dificuldades com o transporte coletivo noturno para o campus e a falta de uma lancheria naquela Unidade. Conforme o pró-reitor de Infraestrutura, Mauri Loebler, a questão relacionada ao transporte será tratada com a direção daquele campus e também com a prefeitura local. Sobre haver um espaço para alimentação no local, já há um estudo a respeito, segundo ele.

Outro ponto tratado no encontro se referiu à solicitação entregue na pauta local da greve, em 4 de junho, de que seja feita uma avaliação do impacto do retorno do vestibular. Conforme o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, será realizado no início do segundo semestre uma avaliação geral, não apenas das formas de ingresso, mas também do processo de evasão. Tybusch destacou que será produzido um relatório com esses dados e encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Fez parte também da pauta encaminhada à Reitoria pelo Comando Local de Greve, o pedido para que houvesse garantia de flexibilização nos prazos de desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão dos e das estudantes bolsistas (editais internos e PRAE) vinculados a projetos de professores e professoras que aderiram ao movimento paredista. Conforme a vice-reitora, Martha Adaime, a estruturação do calendário aprovado no CEPE, na quinta, 27 de junho, e que encerra em 21 de dezembro, praticamente evitou que houvesse problemas com a questão dos prazos.

Para o presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, é importante que estejam acontecendo essas reuniões com a Administração Central, tendo em vista que o movimento paredista na UFSM não se ateve somente à pauta nacional, mas também se preocupou com os temas locais. Nesta quinta, 4 de julho, às 14h, acontece nova reunião da Sedufsm com a Reitoria, sendo desta vez com integrantes das pró-reitorias de Gestão de Pessoas e de Graduação, incluindo temáticas relacionadas às condições de trabalho.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Carreira docente foi pauta de reunião no ANDES-SN

SVG: calendario 01/07/2024
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm teve participação no encontro, que ocorreu final de semana, em Brasília

Governo Federal destina R$ 19,5 milhões à UFSM

SVG: calendario 26/06/2024
SVG: tag Sedufsm
Diretora da Sedufsm avalia positivamente repasse de recursos e associa com pressão resultante da greve

Moção de Repúdio contra o ‘PL do estupro’ é aprovada no Legislativo santa-mariense

SVG: calendario 26/06/2024
SVG: tag Sedufsm
Diretoras da Sedufsm participaram de manifestação que ocorreu na Câmara de Vereadores/as

Veja todas as notícias