Feira Internacional do Cooperativismo começa na sexta, 12 de julho
Publicada em
10/07/24
Atualizada em
10/07/24 18h26m
383 Visualizações
30ª Feicoop, que será realizada no Centro de Referência Dom Ivo, tem como tema a ética planetária

Inicia na sexta, 12 de julho, a 30ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop). O evento, que se estende até domingo, 14 de julho, tem como tema em 2024 “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”. O local de realização da Feira é o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, localizado à rua Heitor Campos, sem número, no bairro Medianeira.
A Feicoop é considerada um dos braços do Fórum Social Mundial (FSM), coordenado pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, UFSM, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Cáritas Brasileira/Regional-RS e Fóruns de Empreendimentos de Economia Solidária.
Juntamente com a Feira acontecem conferências, seminários, oficinas, debates, momentos culturais, shows, Levante da Juventude, e muitas atividades de formação e interação, através das quais as pessoas podem interagir e conhecer produtos e empreendimentos que são produzidos pela agricultura familiar e economia solidária.
A edição de número 30 da Feicoop começa oficialmente na sexta, 12 de julho, às 16h, mas pela manhã já haverá a alvorada festiva. Na quinta, dia 11, véspera da abertura, além da chegada das caravanas pela manhã, já ocorrerão as primeiras oficinas e a abertura da exposição dos 30 anos da Feira.
Alguns destaques da programação. Você pode lê-la completa em anexo.
Sexta, 12 de julho
- 13h: Seminário “Reconstruindo as cidades, Promovendo o desenvolvimento Sustentável.” Coordenação: Nelsa Inês Fabian Nespolo e Isabeta Ody
Local: Sala Paul Singer
- 14h: Seminário “O impacto das mudanças climáticas na segurança alimentar no Rio Grande do Sul”.
Palestrantes:
Paulo Pimenta – Ministro Extraordinário pela Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Rita Pauli – Professora do departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM.
Local: Palco da FEICOOP.
Sábado, 13 de julho
- 14h: Seminário “Ética Planetária e Desigualdade: reflexões sobre meritocracia e justiça social”.
Coordenação: Evandro Ricardo Guindane (UNIPAMPA - Bagé), Gabriel Rodrigues Bruno (IFSUL - Bagé), Joel Felipe Guindane (UFSM - FW), Nilza Mar Fernandes de Macedo (Cáritas Diocesana de Bagé) e Eponina Vitola Boeira (União Brasileira de Mulheres - UBM).
Local: Lonão Autogestão - Parque da Medianeira.
- 14h: Seminário “Economia Solidária no Rio Grande do Sul: Contribuições das Universidades e Institutos Federais”.
Coordenação: Diogo Maus, Taíse Tadielo, Alexandre Bandeira, Josiane Roberta Krebs, FGES e Rede ITCP’s.
Local: Lonão Democracia - Parque da Medianeira.
- 14h: Reunião “Uma Mulher Fazendo História: Irmã Lourdes Dill e a Economia Solidária em Santa Maria.”
Coordenação: Maria Catarina Chitolina Zanini, Juliana Franchi da Silva, Morgana Machado, Luis Felipe de Oliveira Bernbardy - NECON UFSM.
Local: Mostra IFFAR e UFSM.
- 14h30 às 17h: Oficina “Encontro de Saberes e a Importância do Reconhecimento dos Mestres de Saberes.”
Coordenação: Fernanda de Figueiredo Ferreira, Silvia Leme, Marcos Zerbielli, Angela Souza e Anderson Machado. AME, NEABI, Comunidade Egbe Osun, ABHP e MST.
Local: Escola Estadual Irmão José Otão, Salão de Atos.
Domingo, 14 de julho
- 9hs às 12h: Palestra “Políticas Públicas para Agricultura Urbana e Periurbana e de Promoção de Alimentação Adequada e Saudável (Cozinhas Comunitárias e Cozinhas Solidárias).”
Coordenação: Patrícia Chaves Gentil e Jaqueline Lima – Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Local: Lonão Autogestão - Parque da Medianeira.
- 14h: Seminário “Solidariedade Real e Radical para Enfrentar as Injustiças Climáticas. Aliança Preta, Indígena e Popular na Luta por Terra e Território.”
Coordenação: Eduardo Guandu e Taniele Ajua
Local: Lonão Democracia - Parque da Medianeira.
- 18 h: “Encerramento Oficial dos Eventos Internacionais do Cooperativismo, Agricultura Familiar e Economia Solidária de 2024.”
- Leitura da Carta da 30ª Feicoop.
Texto: Fritz R. Nunes
Imagem: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia

Documentos
- Programação completa da 30ª Feicoop