Análise de conjuntura pauta primeiros debates do 67º Conad SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/07/24 10h55m
SVG: views 48 Visualizações

Diferentes pontos de vista sobre a greve federal foram manifestados em plenária

Alt da imagem
Momento de votação em plenária do 67º Conad

As guerras, o genocídio do povo palestino em Gaza, a ascensão da extrema direita no mundo, a militarização da vida, das escolas e dos territórios, a crise socioambiental, com a destruição de vidas humanas e não-humanas como reflexo da crise do Capital  foram alguns dos temas comuns apontados pelas análises de conjunturas apresentadas na plenária do Tema 1, na tarde desta sexta-feira (26), no primeiro dia do 67º Conad do ANDES-SN, em Belo Horizonte (MG).

Os debates tiveram início com a apresentação de seis dos sete textos de conjuntura enviados ao Caderno do Conad. Na sequência, foram abertas inscrições e garantidas as falas de vinte e quatro participantes.

A necessidade de enfrentar os ataques do Capital com unidade na luta entre as e os docente e também com as demais categorias de trabalhadores/as, foi consenso em muitas das intervenções. Foi reforçada, ainda, a importância da unidade para construir um projeto capaz de derrotar a ascensão da extrema direita, intensificar a mobilização contra a retirada de direitos e contra o avanço das pautas conservadoras no Congresso Nacional.

As divergências despontaram, principalmente, na análise da greve da Educação Federal, de seu desfecho e dos avanços garantidos pela luta da categoria docente. Ainda assim, a maioria das manifestações apontou que o movimento paredista alcançou ganhos, tanto em relação à pauta reivindicada como também no que se refere ao apoio político nas bases do sindicato.

Plenária de Instalação
Antecedendo os debates de conjuntura, as e os participantes aprovaram o cronograma e o regimento do 67º Conad, na plenária de Instalação. Também foi aprovada a composição da Comissão de Enfrentamento ao Assédio e a realização de um ato público em apoio ao povo palestino, que ocorreu no final da tarde de sexta-feira.

Dando continuidade aos debates, delegadas, delegados, observadoras e observadores se dividem em grupos mistos na noite desta sexta-feira, o que tem continuidade na manhã e tarde deste sábado (27), para discutir os textos de resoluções referentes à atualização dos planos de lutas geral e dos setores do ANDES-SN. Também avaliarão questões organizativas e financeiras do Sindicato Nacional e aprovar as contas da entidade. 

Números totais de participantes

O 67º Conad acontece de sexta (26) a domingo (28), no Cefet/MG, na capital mineira Belo Horizonte. O evento tem como tema central "Fortalecer o ANDES-SN nas lutas por mais verbas para a educação, salários e em defesa da natureza". A contabilização final do evento aponta para um total de 310 participantes: delegados/as (79); observadores/as (189); convidados/as (11); diretores/as do ANDES-SN (31).

Fonte e fotos: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

67º Conad inicia com um convite à mobilização pela valorização da educação

SVG: calendario 26/07/2024
SVG: tag 67 CONAD
Evento iniciou na manhã desta sexta, 26, em Belo Horizonte, com a presença de mais de 250 participantes

67º Conad inicia nesta sexta, 26 de julho, em Belo Horizonte

SVG: calendario 25/07/2024
SVG: tag 67 CONAD
Sedufsm terá delegação em evento que propõe o fortalecimento da luta por educação, salário e em defesa da natureza

ANDES-SN divulga o caderno de textos do 67º Conad

SVG: calendario 09/07/2024
SVG: tag 67 CONAD
Evento, que acontece de 26 a 28 de julho, em Belo Horizonte, terá delegação da Sedufsm

Veja todas as notícias