GT da Sedufsm levanta questões para a revisão da carreira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/08/24 15h25m
SVG: views 41 Visualizações

Grupo de Trabalho de Carreira quer apresentar uma proposta nacional a ser debatida com a categoria

Alt da imagem
Diretora da Sedufsm, Neila Baldi, coordenou a reunião do GT Carreira

Professores e professoras sindicalizadas da Sedusm estiveram reunidas/os na manhã desta sexta-feira (16), de forma híbrida, para discutir a carreira docente. O grupo irá se reunir novamente, após o recesso letivo, para fazer uma contraproposta à atual da diretoria do ANDES-SN.

O encontro começou com a diretora Neila Baldi, integrante do GT Carreira, apresentando aos e às colegas, como está a carreira atual, com 13 níveis, como fica a partir de janeiro de 2025 e quais são os pontos levantados pelo projeto do ANDES-SN, construído em 2011. Além disso, ela trouxe informes da reunião nacional, ocorrida no final de junho, apontando que havia dois grupos: um que defendia a carreira do ANDES-SN, com 13 níveis e 26 anos para a chegada ao topo; e outro que levantava a necessidade de uma carreira mais curta. Entre os temas apontados na reunião de Brasília estavam as sucessivas reformas da previdência, o tempo de chegada ao topo, o piso salarial e a diferença salarial entre o início e o fim da carreira.

Na reunião do GT Carreira desta sexta, o professor Alcides Adornes sugeriu que a carreira fosse mais curta, com três classes: Doutor/a, Mestre/a e Especialista, que se reestabelecesse a relação entre regime de trabalho de 20 horas, 40 horas e Dedicação Exclusiva. Segundo ele, é necessária a valorização do título de doutor e a extinção da RSC, que gera discrepância entre os e as docentes do Magistério Federal e EBTT.

O professor Ricardo Rondinel levantou a necessidade de se contextualizar as mudanças e como se chegou ao momento em que estamos, levantar definições de concepção de carreira, com diferenciações na legislação, que atualmente não existe, e fazer o debate também pensando em Previdência.  

Ficou acordado que a direção da Sedufsm vai encaminhar aos e às integrantes do GT Carreira material sobre a evolução da carreira e solicitar ao ANDES dados nacionais sobre percentuais de docentes em determinadas classes para, com este subsídio, fazer um debate mais qualificado e propositivo. O ANDES-SN convocou para os dias 11, 12 e 13 de outubro, em Brasília, o 15º Conad extraordinário, cujo objetivo é atualizar o projeto de carreira única do/a professor/a federal.

 

Fotos: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

GT da Sedufsm tem debate sobre Carreira Docente nesta sexta, 16, às 10h

SVG: calendario 15/08/2024
SVG: tag Sedufsm
Reunião em formato híbrido servirá para discussão sobre nova carreira a partir do acordo da greve de 2024

Os avanços e desafios do campus de Cachoeira do Sul

SVG: calendario 14/08/2024
SVG: tag Sedufsm
Unidade da UFSM completou 10 anos no último domingo, 11 de agosto

Lucas Pelissari: “milimétricos avanços, arrancados na luta política”

SVG: calendario 13/08/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, docente da Unicamp analisa versão final da Reforma do Ensino Médio

Veja todas as notícias