Começa nesta sexta a intensa programação da 51ª edição da Feira do Livro
Publicada em
Atualizada em
23/08/24 11h12m
471 Visualizações
Quem for ver os livros na praça Saldanha Marinho, de 23 de agosto a 7 de setembro, também pode conferir ‘Minha cidade imaginária’
Para quem gosta de livros, mas também de música, teatro, e de outras atividades culturais, as próximas duas semanas serão um prato cheio. A 51ª edição da Feira do Livro de Santa Maria inicia com a abertura oficial às 18h desta sexta, 23 de agosto, entretanto, a programação com diversas atividades já começa ao longo da tarde de sexta-feira.
O evento vai até sábado, 7 de setembro, na praça Saldanha Marinho, mas com programação também em outros locais, como o Theatro 13 de Maio e em algumas escolas. O horário de visitação é das 13h30 às 19h30 de domingo a sexta, e das 10h às 19h30, aos sábados. Quem for à praça também poderá conferir a exposição “Minha cidade imaginária”, do professor Máucio, que tem o patrocínio da Sedufsm.
A Feira do Livro conta com uma programação geral, mas há especificidades como o “Livro Livre”, que terá atrações como Hique Gomez, Zeca Baleiro, Daniel Munduruku, entre outros/as; o espaço infantil, a Feira fora da Feira, os lançamentos, a programação da UFSM e ainda os/as homenageados/as (Enio Guerra, Amanda Scherer e Aristilda Réchia- póstuma).
‘Minha cidade imaginária’ e os 35 anos da Sedufsm
Dentro da programação “Feira fora da Feira”, o professor do departamento de Desenho Industrial da UFSM, Mário Lúcio Bonotto Rodrigues (o Máucio), que também é cartunista, realiza a exposição “Minha cidade imaginária”, que tem o patrocínio da Sedufsm e integra a programação dos 35 anos da seção sindical.
Ao longo dos dias do evento, na praça Saldanha Marinho, Máucio exporá cerca de 40 peças, que entrelaçam ficção e realidade. São cartuns, desenhos e fotografias comentadas que apontam para um olhar peculiar construído pelo docente ao longo dos anos. São registros sobre esporte, arquitetura da cidade, ruas, colégios, moradias, etc. “É um olhar a partir dos laços de afeto por Santa Maria”, frisa ele.
Atuando como cartunista, Máucio colaborou com diversos jornais e revistas, desde a década de 1980. Editor da Revista Garganta do Diabo (anos 90), também foi criador do Cartucho - Encontro dos Cartunistas Gaúchos (2003-2017), criador do Massa Folhada (2015-2020). Atualmente publica a série Karakóis e colabora com o jornal Grifo.
Confira a programação 51ª Feira do Livro neste final de semanas, dias 23, 24 e 25 de agosto:
23 de Agosto- Sexta-feira
13h30 às 16h30 – Ateliê Rosa Mel apresenta: O Monstro das Cores, com intérprete em Libras (Espaço Infantil)
14h30 – Espetáculo infantil (Theatro Treze de Maio)
“Como Reconhecer uma Bruxa?”
Grupo Contra-Regras
Classificação: Infanto-juvenil
15h – Intervenção cultural pelo projeto 1ª Feira de Literatura da Biblioteca Municipal (Coreto – Praça Saldanha Marinho)
Contação de História – Momento de apresentação do conto de origem indígena intitulado “A Onça e a Cutia” e proposta de “Cultura Sonora Indígena” com prática de música e ritmo com dois instrumentos musicais tradicionais de origem indígena o “maracá e o pau de chuva”.
17h – Apresentação da Banda de Música da EsFAS – Brigada Militar em referência à Professora Aristilda Rechia, homenageada póstuma da 51ª Feira do Livro de Santa Maria (Praça Saldanha Marinho)
18h – Intervenções musicais com Regina Guerra e músicos convidados (Praça Saldanha Marinho)
18h – Abertura oficial da 51ª Feira do Livro de Santa Maria (Theatro Treze de Maio)– Homenagem à Patronesse Amanda Scherer
19h – Livro Livre (Theatro Treze de Maio)
Janine Rodrigues
24 de Agosto- Sábado
10h às 13h – Programa saúde na escola: Gibi da Turma da Mônica e ações de promoção de saúde (Espaço Infantil)
11h – Intervenções musicais com Regina Guerra e músicos convidados (Praça Saldanha Marinho)
15h – Espetáculo infantil (Theatro Treze de Maio)
Serena Procura um Planeta
Teatro Por Que Não?
Classificação livre
17h – Intervenções musicais com Regina Guerra e músicos convidados (Praça Saldanha Marinho)
17h – Homenagem à escritora Aristilda Rechia (Theatro Treze de Maio)
19h – Livro Livre (Theatro Treze de Maio)
Geni Nuñez
25 de Agosto- Domingo
14h às 16h30 – SMEd apresenta: as panquecas da mama Panya (Espaço Infantil)
15h – Espetáculo infantil (Theatro Treze de Maio)
Acredite na Magia
Classificação Livre.
17h – Intervenções musicais com Regina Guerra e músicos convidados (Praça Saldanha Marinho)
19h – Livro Livre (Theatro Treze de Maio)
Espetáculo Jayme Caetano Braun – Um século de arte.
Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Divulgação e arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm