Máucio expõe “Minha cidade imaginária” na praça Saldanha Marinho SVG: calendario Publicada em 30/08/24
SVG: atualizacao Atualizada em 04/09/24 16h42m
SVG: views 337 Visualizações

Exposição do professor da UFSM fica na Feira do Livro até 7 de setembro e integra atividades de 35 anos da Sedufsm

Alt da imagem
Exposição acontece na praça Saldanha Marinho, junto com a Feira do Livro

O cartunista e professor da UFSM, Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, o Máucio, está com sua exposição “Minha cidade imaginária” na praça Saldanha Marinho, atividade que faz parte da programação de 35 anos da Sedufsm. Quem ainda não conferiu os cartuns, desenhos e fotos, que fazem parte da programação da Feira do Livro e que estão expostos nas proximidades do chafariz da praça desde o dia 23 de agosto, pode fazê-lo neste final de semana e nos próximos dias, até sábado, 7 de setembro, quando finaliza o evento.

Em sua exposição, Máucio apresenta cerca de 40 peças, que entrelaçam ficção e realidade. São imagens comentadas que apontam para um olhar peculiar construído pelo docente ao longo dos anos. São registros sobre esporte, arquitetura da cidade, ruas, colégios, moradias, etc. “É um olhar a partir dos laços de afeto por Santa Maria”, frisa ele.

Um aspecto interessante é que o professor está interagindo com quem visita a exposição. Ele abriu a possibilidade de as pessoas concorrerem, em um sorteio, no último dia do evento, a um de seus trabalhos expostos. Para concorrer, as pessoas precisam apenas fazer uma foto (selfie) em frente à exposição. Após fazer a selfie, as opções são diversas: enviar pelo Whatsapp ou pelo Messenger do artista; ou ainda, postar no Facebook marcando o perfil de Máucio Bonotto Rodrigues.



Trajetória

Além de professor do departamento de Desenho Industrial da UFSM, Máucio é cartunista que colaborou com diversos jornais e revistas, desde a década de 1980. Foi editor da revista Garganta do Diabo (anos 1990), criador do Cartucho - Encontro dos Cartunistas Gaúchos (2003-2017), criador do Massa Folhada (2015-2020). Atualmente publica a série Karakóis e colabora com o jornal Grifo.


Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Fritz R. Nunes e Arquivo/Máucio
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

A retomada do cineclube Lanterninha Aurélio

SVG: calendario 17/04/2025
SVG: tag Cultura
Fundado em 1978, o Lanterninha é o 2º cineclube mais antigo do Brasil. Para a próxima terça (22) está programada a exibição do filme A última Floresta (2021).

Homenagem a Affonso Romano de Sant’Anna, poeta que nos deixou recentemente

SVG: calendario 11/04/2025
SVG: tag Cultura
Professor Pedro Brum indica leitura da obra “Que país é este?” para pensar com clareza as urgências do nosso tempo

80 anos da ‘pimentinha’ imortal

SVG: calendario 04/04/2025
SVG: tag Cultura
Professora Leandra Boer Possa destaca o legado de Elis Regina, que ainda permanece vivo e brilhante

Veja todas as notícias