Assembleia aprova delegação da Sedufsm ao 15º Conad extraordinário
Publicada em
Atualizada em
12/09/24 16h41m
251 Visualizações
Evento acontece de 11 a 13 de outubro, em Brasília, e debaterá exclusivamente carreira docente
Em assembleia ocorrida no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm no início da noite desta quarta, 11, com a participação de um docente do campus de Frederico Westphalen através do Google Meet, foi escolhida a delegação que participará do 15º Conad extraordinário do ANDES-SN. O evento, que irá debater uma atualização do projeto de carreira docente que foi aprovado em congresso sindical no ano de 2011, acontece de 11 a 13 de outubro, em Brasília.
Irá representar a Sedufsm como delegada eleita ao Conad extraordinário, a professora Neila Baldi (foto abaixo), diretora da seção sindical e integrante do GT Carreira local, que recebeu a maioria dos votos. O outro candidato a delegado, o professor Ricardo Rondinel, que também é do GT Carreira e conselheiro da Sedufsm, ocupará a condição de suplente de delegado e observador. Também foram referendados a participar do evento, mas na condição de observador/a, os professores Gihad Mohamad e Hugo Blois Filho, e a professora Maristela Souza.
A eleição da representação do sindicato ocorreu após Neila Baldi e Ricardo Rondinel (foto abaixo) terem feito uma defesa dos motivos pelos quais pretendiam participar como delegada/o do 15º Conad extraordinário. Antecedendo, o professor Leonardo Botega, diretor da Sedufsm, utilizou a projeção de um vídeo do ANDES-SN para enfatizar a importância do debate sobre a carreira, especialmente após a greve ocorrida este ano, em que uma das conquistas foi a possibilidade aberta pelo governo de discutir o tema. (Ver mais sobre o Conad logo abaixo).
Informes
No início da plenária de quarta-feira ocorreu o momento dos “Informes”. O presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, que coordenava a mesa de trabalho, junto com as professoras Liane Weber e Teresinha Weiller, fez um relato sobre a participação no 67º Conad, que ocorreu no final de julho, em Belo Horizonte (MG), e que já teve a carreira docente como um de seus temas importantes. Além dele, que foi o delegado, também estiveram como observadoras, as professoras Maristela Souza e Lúcia Royes Nunes.
Ascísio Pereira destacou ainda o êxito do XXV Encontro da Regional RS do ANDES-SN, sediado em Santa Maria nos dias 23 e 24 de agosto, e cujo tema central foi a carreira docente. Fez também um convite à participação de todos/as do II Encontro sobre Assuntos de Aposentadoria e Saúde, que ocorre na próxima terça, 17 de setembro.
Neila Baldi, diretora da Sedufsm e membro do Grupo de Trabalho (GT) Carreira, relatou sua participação na reunião nacional desse GT, que aconteceu na sede do ANDES-SN, em Brasília, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.
Tema e prazo para contribuições ao caderno de textos
O tema do 15º Conad extraordinário é “Movimento Docente e Carreira: uma luta histórica do ANDES-SN”. O evento, que ocorre de 11 a 13 de outubro, será sediado no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb Seção Sindical), em Brasília (DF).
Professoras e professores sindicalizados de todo o país podem escrever contribuições ao Caderno de Textos do evento até às 23h59 do dia 16 de setembro (segunda-feira), enviando-as por e-mail (secretaria@andes.org.br).
Conforme o ANDES-SN, os textos de apoio e de resolução devem ser oriundos de assembleia de base, da diretoria do ANDES-SN, diretorias das seções sindicais ou assinados por pelo menos cinco sindicalizadas e/ou sindicalizados. Não serão aceitos textos de apoio sem texto de resolução, exceto sobre conjuntura.
Ao longo dos três dias de evento, as e os docentes vão debater dois temas: Tema I – Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente e as lutas em defesa da carreira docente; Tema II – Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas – Carreira Docente.
Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm