UFSM suspende aulas presenciais até terça, 1 de outubro, devido ao surto de Rotavírus
Publicada em
Atualizada em
30/09/24 14h18m
377 Visualizações
Instrução Normativa divulgada pela Reitoria destaca que situação será avaliada diariamente, podendo ter efeitos estendidos
A Administração Central da UFSM divulgou a Instrução Normativa (IN) nº 012/2024, que em seu artigo 1º definiu por “suspender as aulas e atividades acadêmicas presenciais de Ensino, Pesquisa e Extensão no Campus Sede (Santa Maria) nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2024 em face do surto de Rotavírus que ocorre em Santa Maria e região.” O documento é assinado pelos pró-reitores de Graduação, Extensão, pela pró-reitora de Pós-Graduação e ainda pelo coordenador da Educação Básica, Técnica e Tecnológica.
A previsão de retorno presencial é para quarta-feira, 2 de outubro, mas, conforme a IN, após a data de 1º de outubro, a “situação referente à epidemia será avaliada diariamente, podendo seus efeitos serem estendidos.” No artigo 3º, o documento informa que “As aulas e atividades acadêmicas referidas no Art. 1º e na possibilidade do Art. 2º da presente resolução deverão ser recuperadas no formato online (síncrono ou assíncrono) e/ou no formato presencial conforme orientação de cada curso, projeto ou programa.”
No artigo 4º, a Instrução Normativa afirma que os efeitos só serão cessados após a publicação de uma nova norma, que promova a extinção da anterior.
Confira aqui a íntegra ou abaixo, em anexo.
Em seu site, a UFSM divulgou que as principais medidas a serem adotadas são o atendimento prioritário a moradores e moradoras da Casa do Estudante que apresentem sintomas de rotavírus; intensificação da limpeza dos banheiros, especialmente do Restaurante Universitário (RU) e da Casa do Estudante; e a notificação para que as lanchonetes em funcionamento no campus aumentem as práticas de higiene e dispensem funcionários que apresentem sintomas.
A instituição ainda informou que o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) está em análise e quaisquer alterações serão informadas pelos canais oficiais da UFSM.
Aqueles e aquelas estudantes que não puderam acompanhar atividades e/ou aulas na semana passada em função dos sintomas do rotavírus devem procurar a coordenação de seus cursos para orientações do processo de Regime de Exercícios Domiciliares.
Limpeza frequente de mãos, de banheiros, torneiras e maçanetas faz-se fundamental, uma vez que o vírus é transmissível através do contato.
Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
Documentos
- Instrução Normativa 012 de 2024