Jantar baile da Sedufsm trouxe noite animada e chamado à transformação
Publicada em
Atualizada em
22/10/24 16h26m
424 Visualizações
Evento, que ocorreu no sábado, 19, integrou agenda de atividades em homenagem aos 35 anos da Sedufsm
Um túnel de cores vibrantes, que brilhavam como neon, dava as boas-vindas às e aos professores que chegavam ao salão Floratta na noite do último sábado, 19 de outubro. Elas e eles não vinham só. Traziam consigo filhos, filhas, mães, pais, amigos, amigas e toda sorte de pessoas que lhes fossem caras o bastante para acompanhá-los ao Jantar Baile da Sedufsm. Tão logo saíam do túnel colorido, já os recepcionavam diretores e diretoras da seção sindical, bem como funcionários e funcionárias, que os convidavam, já de início, a registrar a ocasião através de uma foto em frente a um dos murais decorativos. Ao longo de todo o salão, as hastes de bambu, as folhas verdes ornamentais e as folhagens colaboravam com a ideia que a gestão ‘Renova Sedufsm’ intencionou transmitir com o evento: transformar este mundo não só é possível, como urgente, e depende de nós.
Enquanto ainda era servido o coquetel de boas-vindas elaborado pelo Babette – também responsável pelo jantar, sobremesa e lanche da madrugada - a diretoria se reuniu em frente ao palco para recepcionar as e os presentes.
Ascísio Pereira, presidente da Sedufsm, destacou que, há três décadas e meia, as e os professores da UFSM criaram um sindicato independente e autônomo frente aos poderes da República e à instituição à qual são vinculados.
“Que o nosso sindicato autônomo, independente e sustentado por nós, docentes da UFSM, siga em direção aos próximos 35 anos de história, brilhantismo e muita luta, como foram os 35 anos que estão fechando agora. Que todos se divirtam muito e aproveitem esse momento, que é nosso”, desejou o presidente.
Atração surpresa de aniversário revelada - No próximo dia 7 de novembro, a Sedufsm completa 35 anos de existência, e o jantar baile foi uma das várias ações que integram o calendário festivo em homenagem ao aniversário da seção sindical. Outra das ações – possivelmente a maior delas - foi anunciada por Neila Baldi, diretora da Sedufsm.
Nos últimos dias, quem segue as redes da Sedufsm no Facebook e Instagram acompanhou postagens com trechos de letras de música de um cantor gaúcho de renome nacional que, a convite da Sedufsm, virá mês que vem a Santa Maria. A ideia foi brincar com a curiosidade e construir a expectativa no público.
E a revelação dessa atração imperdível ocorreu ainda no início da noite de festa e celebração. Conforme anunciou em vídeo feito especialmente às e aos professores presentes no jantar, que foram os primeiros a saber da novidade, Nei Lisboa estará, às 17h do dia 10 de novembro, no Centro de Convenções da UFSM para celebrar os 35 anos da Sedufsm. O evento é gratuito, mas há a necessidade de retirar convites. Saiba mais sobre a retirada de ingressos e outras informações sobre o show aqui.
“Seja Sedufsm, transforme o mundo”
O jantar, o show, as artes gráficas preparadas para as agendas e calendários 2025: tudo integra a nova campanha lançada pela Sedufsm para conversar com a categoria: ‘Seja Sedufsm, transforme o mundo’ é o mote para o período que se avizinha.
Neila frisou que a campanha tem como inspiração o educador e filósofo Paulo Freire, autor da frase tão conhecida por quem integra ou simpatiza com algum movimento social: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
“Com muito orgulho a gente lança essa campanha ‘Seja Sedufsm, transforme o mundo’, inspirados e inspiradas em Paulo Freire e pensando que, quando você é sindicalizado ou sindicalizada e vem participar do sindicato, você está ajudando a transformar o mundo. Convidamos aqueles e aquelas que não são sindicalizadas para que venham, sejam Sedufsm e transformem o mundo. Nossa festa foi toda elaborada nisso, na necessidade de repensarmos o nosso mundo. Os nossos brindes são sustentáveis, a decoração tem toda essa temática, e todas as ações que fizemos desde agosto são voltadas para a transformação e para o olhar docente”, partilha Neila.
Brindes especiais – O chamado à transformação, feito pela diretoria da Sedufsm à categoria docente, traduziu-se em cada escolha que norteou a organização do jantar e inclusive os próximos passos da gestão 'Renova'. Uma dessas escolhas foi sobre os brindes a serem oferecidos como lembrança às e aos professores presentes à festividade do último sábado. A ecobag confeccionada em algodão agroecológico foi uma produção da Justa Trama, cooperativa de homens e mulheres agricultoras, fiadoras(es), tecedoras(es), costureiras(os), artesãs(os), coletores(as) e beneficiadores(as) de sementes.
“Toda vez que alguém compra roupa da Justa Trama, está levando marca sustentável, que constrói cidadania através da valorização do trabalho humano e da preservação do meio ambiente. Somos reconhecidas como empreendimento de marca forte, associado a conceitos de rede de economia solidária, comércio justo, cuidado com o meio ambiente e distribuição de renda”, atesta, em seu perfil no Instagram, a cooperativa.
Dentro da ecobag, as e os professores receberam um copo de bambu feito pela Holos Bambuzeria, iniciativa santa-mariense que utiliza o Bambu como ferramenta de Tecnologia Social, defendendo seu papel no desenvolvimento sustentável.
Acompanhavam estes itens a agenda e o calendário 2025 da Sedufsm, ambos frutos de uma parceria da seção sindical com o professor do departamento de Desenho Industrial da Ufsm, Máucio Rodrigues. Em breve divulgaremos mais informações sobre a agenda e o calendário, mas, por agora, já antecipamos que estão disponíveis para retirada na sede da Sedufsm (rua André Marques, 665), das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Festa embalada com muita música brasileira e rock’n’roll
Após o jantar, duas bandas animaram o baile, e a festa adentrou a madrugada. A primeira atração a subir ao palco foi a Trivela Som Clube, liderada por Rodrigo Rosa (o ‘Cebolinha’), que desfilou clássicos da música soul e black brasileira, a exemplo de ‘Olhos Coloridos’, da Sandra de Sá, e ‘Gostava Tanto de Você’, do Tim Maia.
Era cerca de uma hora da manhã quando Daiane Diniz, vocalista da Rocksane, adentrou o palco acompanhada dos demais músicos para cantar sucessos do rock internacional, como ‘Don’t Stop Believin’’, do Journey, e ‘Maior Abandonado’, do Cazuza.
Durante o jantar da Sedufsm, é importante registrar, fizeram-se presentes representações de outras entidades ligadas à luta pela educação em Santa Maria e região: Sinprosm (professores/as municipais), Cpers (professores/as estaduais), Atens (técnico-administrativos/as em educação da UFSM), Assufsm (técnico-administrativos/as em educação da UFSM), Sinasefe (professores EBTT) e Sesunipampa (seção sindical das e dos docentes da Unipampa). Também participou do jantar a vereadora Helen Cabral (PT), que, no mês de agosto deste ano, propôs homenagem à Sedufsm no expediente nobre da Câmara de Vereadores de Santa Maria, ação que inaugurou o calendário de atividades referentes aos 35 anos da instituição.
Registros - Desta segunda (21) até a sexta (25), publicaremos, em nossas redes sociais e também em nosso site, registros fotográficos do último sábado. Convidamos você a acessar e reviver um pouquinho do que foi uma das noites mais esperadas pelos e pelas docentes da UFSM.
Texto: Bruna Homrich
Fotos: Rafael Balbueno e Italo de Paula
Assessoria de Imprensa