Mulheres que amam...
Publicada em
Atualizada em
01/11/24 17h36m
230 Visualizações
Espetáculo de dança, baseado no livro de Charlene Lourênço, será apresentado sábado, dia 2, às 20h, no Theatro Treze de Maio
"Um grupo de nove mulheres sobe ao palco neste sábado, às 20h, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria (RS) para apresentar “O livro roxo – Fragmentos”. A obra, dirigida por Elisa Diniz, é uma adaptação coreografada do livro homônimo de Charlene Lourênço.
A partir desta inspiração, em um tom intimista e provocativo, o espetáculo promove uma narrativa poética de mulheres que dançam e criam espaços em seus corpos para amar. São mulheres que amam... Mulheres que (se) amam. Mulheres que amam outras mulheres.
A poeta Charlene Lorênço mora no interior do estado de São Paulo e escreve sobre o corpo lésbico e em como este corpo é político e se comporta dentro da sociedade. Seu “O livro roxo” foi lançado de forma independente, no ano passado, e tem circulado no boca a boca de mulheres. A narrativa poética lésbica toca a todas, não apenas à comunidade LGBTQIA+. Porque mulheres amam de formas diferentes dos homens.
Assim, “O livro roxo – Fragmentos” traz uma interpretação coreográfica do eu lírico dos poemas de Charlene, dançando um ballet que desestrutura e substitui a simbologia tradicional heteropatriarcal do ballet clássico por uma dança libertária para mulheres e entre mulheres. É um espetáculo, portanto, para ser visto por todas, todos e todes, pois não apenas discute o amor e o erotismo entre mulheres, mas discute a própria dança. Em tempos de pensamento decolonial, a mulherada comandada por Elisa Diniz nos provoca a (re)pensarmos a sociedade heteropatriarcal na qual vivemos. A obra é financiada pelo edital de ocupação do Theatro Treze de Maio.”
Neila Baldi
Professora do curso de Dança-Licenciatura da UFSM. Diretora da Sedufsm.
Serviço:
O Livro Roxo – Fragmentos
Theatro Treze de Maio, Santa Maria/RS
Horário: 20h
Ingressos disponíveis em: https://www.sympla.com.br/evento/o-livro-roxo-fragmentos/2672775
Ou na hora, no local.
Edição: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm