Sedufsm 35 Anos: Nei Lisboa encanta o público com espetáculo gratuito na UFSM  SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 11/11/24 19h16m
SVG: views 208 Visualizações

Evento comemorativo reuniu docentes e comunidade acadêmica em celebração ao aniversário do sindicato, destacando arte, política e educação

Alt da imagem
O compositor e cantor gaúcho é conhecido por suas letras profundas e politizadas


Uma tarde primaveril aguardava o público para o evento de celebração dos 35 anos da Sedufsm. Na tarde do último domingo, 10 de novembro, o aniversário do sindicato ganhou um momento muito especial com o show do artista Nei Lisboa, que subiu ao palco do Centro de Convenções da UFSM por volta das 17h. O evento reuniu cerca de 800 pessoas, de crianças a idosos, todos ansiosos por ouvir sucessos atemporais e os lançamentos mais recentes do cantor e compositor gaúcho.

A apresentação, oferecida gratuitamente pela Sedufsm à comunidade acadêmica e local, trouxe não apenas moradores de Santa Maria, mas também integrantes da UFSM de Cachoeira do Sul, que vieram em uma van organizada pelo sindicato com o objetivo de prestigiar o espetáculo.

O evento teve um caráter solidário, com o público contribuindo com a doação de alimentos não perecíveis. No total, foram arrecadados cerca de 140 kg de mantimentos, incluindo litros de leite, óleo de cozinha, latas de alimentos e molhos, que serão entregues ao Banco de Alimentos nos próximos dias. 

Nei Lisboa: trajetória de engajamento e arte politizada

Figura emblemática da música brasileira, Nei Lisboa é conhecido por suas letras que unem temas de reflexão social e política. Desde o seu primeiro trabalho, Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina (1983), Nei Lisboa se consolidou como um dos principais nomes da cena cultural gaúcha, com músicas que exploram temas da vida urbana e das lutas sociais. Nei também contribuiu com trilhas sonoras de filmes que marcaram gerações, como Deu pra ti, anos 70 e Meu tio matou um cara. Em paralelo à sua trajetória musical, Nei Lisboa também atua como escritor, com livros como Um morto pula a janela (1991) e É Foch! (2007).

Durante o show de aniversário da Sedufsm, Nei trouxe ao palco sucessos icônicos como Telhados de Paris e Baladas, ambos do álbum Hein?!, de 1988, lançado um ano antes da fundação da Sedufsm. Ao longo do espetáculo, mesclou canções consagradas com produções mais recentes, como o EP Pandora, lançado em 2021, após sua recuperação da Covid-19. Nei Lisboa também cantou sucessos do cantor e compositor uruguaio Ruben Rada, demonstrando que suas influências vão desde o jazz, o folk e o blues, passando fortemente pela MPB e demais estilos latinos, principalmente argentinos e uruguaios.

A carreira de Nei Lisboa também reflete o engajamento em causas democráticas e de direitos humanos. Seu irmão, Luiz Eurico Tejera Lisbôa, foi o primeiro desaparecido político brasileiro a ter o corpo localizado nos anos 1970, marcando a trajetória da família na luta contra o regime militar. Nei nunca escondeu seu posicionamento político diante de questões que interessam aos direitos humanos e muitas de suas letras refletem a visão humanizada e engajada do compositor. 

Um espetáculo de encanto intimista e interação com o público

A performance de Nei, acompanhado por mais três músicos de sua banda, teve aproximadamente duas horas, em que o artista estabeleceu uma conexão envolvente e intimista com o público. Para brincar com o famoso momento do “bis”, Nei Lisboa lançou para a plateia um balão vermelho, em homenagem à Sedufsm, que concedeu ao público os últimos pedidos musicais para encerrar o show. Sucessos como Verdes Anos e Faxineira foram os pedidos do público para encerrar o espetáculo.

Após o show, Nei atendeu aos fãs, tirando fotos e conhecendo as exposições dos professores Máucio Rodrigues e Dartanhan Figueiredo, ambas também relacionadas à temática do aniversário de 35 anos da Sedufsm. Saiba mais sobre como foram as exposições em nossa matéria publicada aqui.

Cultura e mobilização: a campanha “Seja Sedufsm, transforme o mundo”

Integrando a campanha “Seja Sedufsm, transforme o mundo”, o show celebrou o aniversário do sindicato e lançou um convite à comunidade para refletir a respeito do mote da campanha, que prega a transformação constante, a educação como uma possibilidade de transformar os sujeitos na busca pelas mudanças que queremos ver no mundo. 

A campanha da Sedufsm visa estimular a mobilização coletiva em defesa da justiça social, reforçando a importância da cultura como um direito essencial e acessível para todas as gerações, assim como a educação e a coletividade. A escolha de Nei Lisboa como atração para celebrar os 35 anos reforçou esse compromisso, já que o cantor também é conhecido por seu histórico de engajamento político e presença em eventos como o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

Seminário do ANDES-SN sobre o golpe de 1964 em Porto Alegre também contará com show de Nei Lisboa 

Ainda em novembro, o ANDES-SN realizará o Seminário Nacional “60 anos do Golpe de 1964 - Memória, Verdade, Justiça e Reparação”, entre os dias 21 e 23, na UFRGS, em Porto Alegre. Promovido pelos Grupos de Trabalho de História do Movimento Docente (GTHMD) e de Política de Formação Sindical (GTPFS), com apoio da Comissão da Verdade do ANDES-SN, o seminário debaterá os impactos do golpe militar de 1964 e os desafios atuais pela memória e reparação. A programação inclui mesas de debates, palestras e o módulo nacional do Curso de Formação Sindical “60 anos da ditadura empresarial-militar e o movimento docente”. Para encerrar a programação, também haverá um novo show de Nei Lisboa, desta vez no Teatro Túlio Piva, no dia 21 de novembro, às 20h.

 

Acompanhe nas redes sociais da Sedufsm (Instagram e Facebook) e nas galerias de fotos aqui do site as imagens que registramos deste dia especial. 

Texto: Nathália Costa
Fotos: Ronald Mendes e Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm entrega 140 kg de mantimentos arrecadados ao Banco de Alimentos

SVG: calendario 12/11/2024
SVG: tag 35 Anos
Mantimentos foram doados por público presente no show de Nei Lisboa no último domingo, 10

Sedufsm 35 anos: exposição de fotos e cartuns mostra a arte como ferramenta de transformação

SVG: calendario 11/11/2024
SVG: tag 35 Anos
Professores Dartanhan Figueiredo e Máucio apresentaram suas visões reflexivas durante evento no Centro de Convenções da UFSM

Sedufsm 35 anos: passado, presente e futuro de união e luta

SVG: calendario 07/11/2024
SVG: tag 35 Anos
Sindicato celebra mais de três décadas através de depoimentos de filiados e filiadas sobre a importância da coletividade

Veja todas as notícias