ANDES-SN realiza o II seminário sobre Multicampia e Fronteira SVG: calendario Publicada em 16/01/25
SVG: atualizacao Atualizada em 16/01/25 11h10m
SVG: views 73 Visualizações

Sedufsm enviará representação ao evento que acontece em março, em Boa Vista, Roraima

Alt da imagem
Campus sede da Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista

No período de 13 a 15 de março, Boa Vista (RR) sediará o II Seminário de Multicampia e Fronteira do ANDES-SN. O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho de Multicampia e Fronteira (GT Multi-Front.), em parceria com a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (Sesduf-RR – Seção Sindical). 

O encontro tem como objetivo debater as especificidades, os desafios e a relevância do trabalho docente em regiões de fronteira, além de destacar a necessidade de uma política nacional para enfrentar a precarização da atividade docente, que não está restrita às regiões de fronteira, e também afeta a realidade nas universidades multicampi. 

Entre os desafios enfrentados por docentes em instituições de fronteira e/ou multicampi estão a difícil fixação nessas localidades, as limitações orçamentárias e a distribuição desigual de recursos. Esses aspectos serão amplamente debatidos no II Seminário, considerando as especificidades da multicampia, que impactam diretamente as condições de trabalho e a gestão dos orçamentos dessas instituições.

Fabiana Pereira, diretora da Sedufsm e docente da UFSM no campus de Frederico Westphalen, que desde 2024 tem participado das reuniões do GT nacional, avalia que a realização do II Seminário de Multicampia e Fronteira, em Boa Vista, vem ao encontro da perspectiva de discussão do Grupo de Trabalho sobre diferentes realidades das Instituições de Ensino Superior, mesmo que abordando questões comuns.

Para a docente, vivenciar, in loco, a realidade existente na região norte dará subsídios para que se fortaleçam as discussões, que passam por temas como o difícil acesso, a permanência dos docentes e discentes, a falta de serviços de saúde e transporte, entre outras questões levantadas e que são imprescindíveis para que o processo de interiorização da educação superior federal realmente seja efetivo, levando ensino de qualidade para a população local e regional onde essas instituições estão inseridas.

A diretora da Sedufsm salienta que, no Grupo de Trabalho do ANDES-SN, sempre é destacado que é importante o levantamento das realidades para que se busque encontrar soluções e formas de viabilizar o fortalecimento dessas unidades já existentes, pois não pode ser uma opção retroceder. “A Sedufsm, que tem participado do GT do ANDES-SN desde maio do ano passado, estará novamente presente. A nossa perspectiva é a de organização desse GT na Seção Sindical, trazendo as e os colegas dos campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul para as discussões e reflexões”, destaca Fabiana Pereira.

Roraima

Sobre a escolha de o evento ocorrer em Boa Vista, Elder Lanes, da base da Sesduf-RR e integrante do GT Multi-Front, enfatiza que a “a UFRR vive uma situação bastante peculiar de ser uma universidade em faixa de fronteira, assim como todas as universidades localizadas no estado, e, além disso, mostra uma situação muito particular da situação de Fronteira e Multicampia. Há situações no Brasil, por exemplo, Roraima ou fronteira do Amazonas, em que pessoas rapidamente fazem concurso para aquele lugar e depois se mudam, por questões econômicas, por questões de estrutura material e por várias outras questões. Ou seja, a questão da fixação de professores nesses lugares é uma questão do país, é uma questão que precisa ser tratada como uma política pública do Brasil”, argumenta ele.

Retrospectiva e inscrições

As e os interessados têm até o dia 28 de fevereiro para confirmarem presença, por meio do formulário disponível aqui. A realização do II Seminário de Multicampia e Fronteira do ANDES-SN é uma deliberação do 67º Conad, realizado em julho do ano passado, em Belo Horizonte (MG).

O primeiro seminário ocorreu na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), em dezembro de 2022. Na ocasião, foram discutidos temas fundamentais relacionados à realidade das e dos docentes nessas regiões.

Confira a circular 581/2024, que convoca para o II Seminário Multicampia e Fronteira, em parceria com a Sesduf-RR SSind.


Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Enquete sobre condições de trabalho e saúde docente tem prazo prorrogado

SVG: calendario 06/01/2025
SVG: tag ANDES-SN
Professoras e professores de todo o país podem responder questões até dia 19 de fevereiro

Docentes podem responder enquete sobre saúde e condições de trabalho até 19 de dezembro

SVG: calendario 04/12/2024
SVG: tag ANDES-SN
Objetivo é mapear situação da categoria nacionalmente e, a partir dos dados, planejar ações e campanhas

Homenagem e ato político marcaram encerramento do seminário “60 anos do golpe”

SVG: calendario 26/11/2024
SVG: tag ANDES-SN
Evento promovido pelo ANDES-SN aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, em Porto Alegre

Veja todas as notícias