Quatro chapas lançam pré-candidaturas para a eleição do ANDES-SN 2025
Publicada em
03/02/25
Atualizada em
03/02/25 16h15m
56 Visualizações
Representantes nacionais deste pleito ficaram conhecidos durante o último dia do 43º Congresso do ANDES-SN, realizado na semana passada em Vitória (ES)
Ao final do 43º Congresso do ANDES-SN, na sexta-feira passada (31 de janeiro), teve início o processo eleitoral que definirá a nova direção da entidade para o biênio 2025-2027. Com a aprovação do regimento eleitoral durante plenária do evento, quatro chapas formalizaram suas inscrições para a disputa.
Na ocasião, foram convidados a se apresentar e defender sua candidatura perante a categoria os três representantes principais de cada chapa. Assim, ao final do congresso, as e os docentes conheceram as chapas que entram agora na disputa.
São elas:
Chapa 1: ANDES pela base: diversidade e lutas!
Presidente: Cláudio Mendonça (APRUMA)
Secretária-Geral: Fernanda Vieira (UFRJ)
1º Tesoureiro: Sérgio Barroso (UESB)
Chapa 2: Renova ANDES
Presidente: Nicole Louise Pontes (UFPE)
Secretário-Geral: Edson Franco de Moraes (UFPB)
1º Tesoureiro: Geverson Grzeszceszyn (Unicentro)
Chapa 3: ANDES Classista e de Luta
Presidente: Gean Santana (UEFS)
Secretário-Geral: Welbson Madeira (UFMA)
1ª Tesoureira: Soraia de Carvalho (UFPE)
Chapa 4: Oposição para renovar o ANDES-Sindicato Nacional
Presidente: Jailton Souza Lira (UFAL)
Secretária-Geral: Maria Carlotto (ADUFABC)
1ª Tesoureira: Mariuza Guimarães (ADUFMS)
De acordo com o Regimento Eleitoral aprovado no congresso, para a inscrição inicial, cada chapa precisa apresentar apenas os nomes dos(as) candidatos(as) à presidência, secretaria-geral e tesouraria. No entanto, para a homologação da chapa, é necessário apresentar a composição completa da diretoria, que conta com 83 cargos, respeitando a paridade de gênero. O prazo para essa definição é 13 de março.
O cronograma do pleito também prevê o período de pré-campanha entre 31 de janeiro e 14 de março, quando as chapas podem divulgar manifestos e apresentar suas propostas. A campanha oficial começa em 14 de março, após a homologação, e segue até 6 de maio. A votação para escolha da nova diretoria será realizada nos dias 7 e 8 de maio de 2025.
O diretor da Sedufsm, Everton Picolotto, ao avaliar a participação do sindicato no congresso do ANDES-SN, também salientou a importância da categoria se engajar com as eleições dos representantes nacionais. "Se apresentaram [durante o congresso] quatro chapas, uma de situação de continuidade da atual gestão e mais três que têm se apresentado como situação de oposição. Possivelmente nós temos e teremos apoios locais para algumas dessas chapas. Então, desejamos que todos os nossos filiados e filiadas participem das eleições e que escolham a melhor opção para a nossa direção nacional", comenta Picolotto.
Texto: Nathália Costa (com informações de ANDES-SN).
Imagens: Nathália Costa e ANDES-SN.