Docentes aprovam mobilização na UFSM para pressionar por aprovação da LOA e cumprimento do acordo de greve SVG: calendario Publicada em 07/03/25
SVG: atualizacao Atualizada em 07/03/25 16h45m
SVG: views 955 Visualizações

Assembleia deliberou por ampliar diálogo com docentes, mas paralisação foi rejeitada

Alt da imagem
Paralisação no dia 11 de março foi rejeitada pela maioria

Na primeira semana do semestre letivo de 2025, entre 10 e 14 de março, as e os docentes da UFSM estão convidados(as) a participar da jornada de mobilização para pressionar pelo cumprimento dos acordos da greve de 2024, que incluem reajuste salarial e mudanças na carreira. As atividades foram encaminhadas pela assembleia ocorrida na manhã desta sexta, 7, no auditório da Sedufsm e também com participação virtual dos campi de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul. Já a paralisação, apontada pelo ANDES-SN, para terça, dia 11 de março, foi rejeitada.

O entendimento majoritário das e dos participantes da plenária é de que são necessárias ações conjuntas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que permitirá a implementação dos acordos de greve, mas que haveria dificuldade em conseguir pôr em prática uma paralisação de 24h no segundo dia do semestre letivo. Uma comissão de mobilização foi criada, que irá acompanhar a agenda (abaixo) desenvolvida pela diretoria da Sedufsm para a Semana de Acolhimento e Jornada de Lutas.

O presidente da Sedufsm, Everton Picolotto, ressaltou que a ideia da mobilização é para dialogar com professoras e professores, tanto em Santa Maria como nos demais campi, informando, inclusive com material impresso, a situação do reajuste salarial e de outros itens negociados com o governo. A agenda dessas ações de corpo a corpo, nas várias Unidades, e nos outros campi fora da sede, prevê bancas da Sedufsm nos prédios visitados. Também faz parte desse processo de mobilização, a passagem de carro de som no campus sede e a realização de entrevistas aos meios de comunicação com esclarecimentos à comunidade.

Jornada de lutas

10 a 14 de março

Segunda, 10/03

9h – Centro de Convenções da UFSM

13h30 – Centro de Ciências Rurais [Prédios 42 e 44]


Terça, 11/03

8h – Centro de Educação Física e Desportos [Prédio 51]

8h – UFSM/Palmeira das Missões [Prédio 1]

8h - UFSM/Frederico Westphalen [Prédio 1]

9h – Audiência Pública sobre a minuta/proposta de projeto de lei que visa o reconhecimento institucional de Notórios Saberes para Mestres e Mestras de Saberes e Fazeres Tradicionais, Populares e Culturais em suas artes, ofícios e cosmologias tradicionais [Prédio 18]

13h30 – Centro de Artes e Letras [Prédio 40]

Quarta, 12/03

8h – Centro de Ciências da Saúde [Prédio 26F]

13h30 – Centro de Ciências Sociais e Humanas [Prédio 74A]

Quinta, 13/03

8h – Centro de Ciências Naturais e Exatas [Prédio 13]

13h30 – Centro de Educação [Prédio 16B]

 Acolhimento acadêmico com apresentação da Oficina de Música da UFSM.


Na semana de 18 a 20 de março, a mobilização se amplia nos campi fora de sede.

Terça, 18/03

13h30- UFSM Cachoeira do Sul.

Quarta, 19/03

8h- UFSM Frederico Westphalen.

13h30- UFSM Palmeira das Missões.

Outros pontos da plenária

Durante a assembleia desta sexta-feira, também foi apresentada uma proposta para ser enviada ao ANDES-SN sugerindo que fosse debatido nas seções sindicais um indicativo de greve como forma de pressionar em favor do cumprimento dos acordos de greve. Essa proposição, no entanto, foi rejeitada pela maioria.

A abertura da reunião ocorreu com o espaço dos informes, sendo que a diretora da Sedufsm lotada no campus de Palmeira das Missões, professora Vânia Rey Paz, relatou a participação na reunião do Setor das Federais (Ifes) junto com o presidente, professor Everton Picolotto, nos dias 21 e 22 de fevereiro. Foi nesse encontro que se discutiu e deliberou sobre a jornada de lutas do Sindicato Nacional para a próxima semana.

A vice-presidenta da Sedufsm, professora Liane Weber, destacou a realização neste sábado, 8 de março, a partir das 8h30, na praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, de um ato de luta referente ao Dia Internacional da Mulher.

Anderson Machado (foto acima), professor que integra a coordenação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), fez a divulgação do evento “(Des)cobrindo os Notórios Saberes: o encontro com a interculturalidade”, que acontece de 10 a 13 de março. O objetivo principal do evento é o reconhecimento e a valorização dos saberes tradicionais e interculturais, como forma de motivar o diálogo entre a academia e as comunidades detentoras dos conhecimentos.

Por sugestão de Machado e após o consentimento da plenária, a audiência pública do dia 11 de março (terça), às 9h15, no Auditório C do Prédio 18 do campus sede, que que discutirá o Projeto de Lei sobre Notórios Saberes, foi incluída na Jornada de Lutas da Sedufsm.
 

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Diretoria da Sedufsm repudia cortes no orçamento da universidade

SVG: calendario 07/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Sindicato ressalta que educação não deve fazer parte de disputa orçamentária e frisa que seguirá pressionando Legislativo e Executivo

Docentes que aderirem a plano de saúde neste mês de janeiro não cumprem carência

SVG: calendario 07/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Período de adesão à Unimed sem necessidade de cumprir carência vai até terça, 20 de janeiro

UFSM perde 11 milhões de reais de seu orçamento para emendas parlamentares

SVG: calendario 06/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm critica medida legislativa em ano eleitoral e reivindica que dotação orçamentária das IFE seja estruturada de forma permanente

Veja todas as notícias