8M em Santa Maria: manifestantes ocupam as ruas contra a violência de gênero SVG: calendario Publicada em 08/03/25
SVG: views 88 Visualizações

Ato reuniu coletivos feministas, sindicatos e movimentos sociais em defesa da vida e dos direitos das mulheres

Alt da imagem

A manhã deste sábado, 8 de março, foi ocupada por faixas, cartazes, fortes depoimentos e performances culturais. Coletivos feministas, sindicatos, movimentos sociais, estudantis e partidários participaram do ato do 8M, que teve como mote “É pela vida das mulheres”, em referência à luta contra a violência de gênero e os feminicídios, que ceifam a vida de centenas de mulheres todos os anos no Brasil e no mundo.

As e os manifestantes se reuniram na Praça Saldanha Marinho, momento no qual as intervenções e depoimentos ressaltaram a importância da luta pela conquista e manutenção dos direitos das mulheres, bem como do combate à violência e às opressões de gênero, raça e classe. Em um gesto de memória e respeito, vítimas de feminicídio na região foram lembradas. Durante a concentração, foram confeccionados cartazes, faixas e camisetas com mensagens pelo fim da exploração capitalista, da violência, do machismo e do patriarcado. Após a concentração, uma marcha percorreu um trecho da Rio Branco em caminhada.

A Sedufsm, por meio de suas diretoras e representantes, esteve presente na construção e realização do 8M deste ano em Santa Maria. A diretora Belkis Souza Bandeira destacou a importância da mobilização coletiva como ferramenta de enfrentamento à violência de gênero:

“Hoje ainda não é um dia de comemoração, mas um dia de rememorar a história de luta de todas que nos antecederam e que permitiram que hoje pudéssemos estar aqui nos manifestando. Nossos corpos, que são corpos de arte, celebração e prazer, também são territórios de luta e resistência. Estamos e estaremos aqui enquanto houver violência e opressão às mulheres”, enfatizou Belkis.

Cerca de 200 pessoas participaram da manifestação, que também contou com apoio popular ao longo da marcha e das atividades na Praça Saldanha Marinho.
 

Texto: Nathália Costa

Imagens: Nathália Costa

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Ambiente da universidade ainda é altamente masculinista, diz professora

SVG: calendario 13/03/2025
SVG: tag Sedufsm
Milena Freire, do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, foi a entrevistada do 101º Ponto de Pauta

Sedufsm promove oficina de música na UFSM nesta quinta (13)

SVG: calendario 12/03/2025
SVG: tag Sedufsm
Atividade com professor Daniel Morales terá repertório de canções latino-americanas e ocorre em conjunto com a Jornada de Lutas e a semana de acolhimento às e aos docentes

No retorno letivo, Sedufsm acolhe docentes e convida à luta por implementação do reajuste

SVG: calendario 10/03/2025
SVG: tag Sedufsm
Jornada de Lutas promovida pela seção sindical teve início nesta segunda, 10, e se estende até 19 de março, com atividades em todos os campi da UFSM

Veja todas as notícias