ANDES-SN realiza VIII Seminário 'Estado e Educação' SVG: calendario Publicada em 03/04/25
SVG: atualizacao Atualizada em 03/04/25 15h56m
SVG: views 111 Visualizações

Sedufsm terá representação em evento que acontece dias 4 e 5 de abril, em Uberlândia (MG)

Alt da imagem

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebe nesta sexta e sábado, dias 4 e 5 de abril, o VIII Seminário Estado e Educação do ANDES-SN. O evento, promovido pelo Sindicato Nacional e organizado pela Associação dos Docentes da UFU (Adufu - Seção Sindical do ANDES-SN), tem como tema desta edição "A construção do projeto classista de Educação e o enfrentamento às contrarreformas neoliberais". A Sedufsm estará representada no evento pela sua diretora, professora Belkis Bandeira, e por uma docente da base, a professora Maristela Souza.

O objetivo do evento é aprofundar os debates sobre os desafios e perspectivas da educação pública no Brasil, destacando a luta docente contra a mercantilização do ensino e as políticas de precarização. A programação inclui conferências, mesas de debate, lançamento de materiais e plenárias para discussão e encaminhamentos.

A edição anterior ocorreu em março de 2023, em Fortaleza (CE), sob o tema "O Projeto do Capital para a Educação: Como enfrentá-lo?". Este ano, de acordo com a Circular 150/25, os debates abordarão questões como a educação da classe trabalhadora, as contrarreformas educacionais, a privatização do ensino e a defesa do financiamento público para a educação pública. Conforme a diretoria do Sindicato Nacional, “o Seminário Estado e Educação do ANDES-SN reforça o compromisso histórico do sindicato na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade."

Confira a programação completa

04 de abril (sexta-feira)

9h - Mesa de abertura
10h às 12h - Conferência de abertura: "O legado de Marx para o debate acerca do projeto de educação da classe trabalhadora" – Justino de Sousa Júnior (UFC)
14h às 17h - Mesa 2: "As contrarreformas na educação e a disputa pela formação: o currículo e a valorização" - Camila Lima Coimbra (UFU) e Ana Carolina Galvão Marsiglia (Ufes)
18h30 - Lançamento da cartilha "Combatendo os assédios moral, sexual e outras violências" e apresentação da campanha "Sou Docente Antirracista".
19h às 21h - Mesa 3: "A mercadorização/financeirização da educação e o processo de privatização das escolas no Brasil" - Roberto Leher (UFRJ) e Márcia Aparecida Jacomini (Unifesp)

05 de abril (sábado)
9h às 12h - Mesa 4: "Plano Nacional de Educação: defesa do financiamento público para a educação pública" - Emerson Duarte Monte (Uepa) e Maria Vieira da Silva (UFU)
14h - Lançamento do documento "Deliberações do 15º Conad Extraordinário: Diretrizes Gerais da Carreira Docente".
14h30 às 16h - Grupos de Trabalho
16h às 17h - Plenária de encerramento.

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN vai ao Ministério da Gestão e cobra data para pagamento do reajuste

SVG: calendario 27/03/2025
SVG: tag ANDES-SN
Governo explica dificuldades burocráticas para folha suplementar e garante reajuste para 2 de maio

Sob pressão do funcionalismo, Congresso aprova LOA e garante reajuste de 9%

SVG: calendario 21/03/2025
SVG: tag ANDES-SN
Sedufsm diz que é preciso se manter vigilante para garantir também aprovação da MP 1286

Quase 6 mil docentes responderam enquete sobre saúde e condições de trabalho

SVG: calendario 18/03/2025
SVG: tag ANDES-SN
Dados serão apresentados em seminário nacional no mês de junho

Veja todas as notícias