Sedufsm entrevistou chapas que concorrem à direção do ANDES-SN
Publicada em
11/04/25
Atualizada em
14/04/25 14h57m
270 Visualizações
Ao longo da próxima semana, respostas serão publicadas na íntegra aqui em nosso site

Nos últimos dias, a Assessoria de Imprensa da Sedufsm enviou perguntas para todas as chapas que concorrem no pleito à direção do ANDES-SN, marcado para ocorrer nos dias 7 e 8 de maio. As perguntas versavam sobre assuntos diversos referentes tanto aos direitos da categoria docente e as negociações com o governo federal, quanto à organização dos eventos do Sindicato Nacional e possíveis alterações estatutárias.
Responderam aos questionamentos as três chapas homologadas para a disputa: Chapa 1 “ANDES pela base: diversidade e lutas”; Chapa 2 “RENOVA ANDES” e Chapa 3 “ANDES-SN Classista e de Luta”. Embora a entrevista também tenha sido enviada à Chapa 4 “Oposição para renovar o ANDES-SINDICATO”, esta não respondeu pois sua participação no pleito está sob júdice.
Entre a terça e a quinta-feira da próxima semana, divulgaremos aqui em nosso site as respostas das chapas, a fim de informar a base docente sobre as propostas existentes para o Sindicato Nacional no biênio 2025-2027.
Todas as chapas receberam as mesmas perguntas e foram orientadas a elaborar as respostas de forma a que coubessem em um número pré-determinado de caracteres.
Prioridades de gestão
Logo de início, a Sedufsm já questionou sobre a prioridade número um que cada chapa teria ao assumir a direção do ANDES-SN. Em seguida, a pergunta é relativa ao acordo de greve firmado com o Executivo em 2024 e as ações a serem tomadas para garantir o atendimento das reivindicações que vão para além da pauta salarial.
Carreira – Assunto basilar no cotidiano do movimento docente, a carreira figurou em três perguntas realizadas às chapas. A primeira delas solicitava avaliação sobre o tempo de carreira defendido – se mais curto, a exemplo da proposta da diretoria da Sedufsm, que defendeu a chegada ao topo com 15 anos; ou se mais longo, entre 18 a 20 anos, como o defendido pela diretoria atual do ANDES-SN. A última foi a proposta aprovada no 15º Conad Extraordinário.
A segunda questão se refere ao atrelamento da remuneração das e dos docentes federais do Magistério Superior ao Piso Nacional da Educação, aplicado a profissionais do Magistério Público da Educação Básica, com formação em nível médio.
Já a questão de gênero protagonizou a terceira pergunta, na qual as chapas deveriam discorrer sobre como pretendem incluir as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nos movimentos de progressão e promoção dentro da carreira.
Questões organizacionais – As perguntas restantes abordaram a forma de organização dos debates no interior do Sindicato Nacional, as condições para uma plena democracia interna e para o aprofundamento das discussões e posições divergentes. Além disso, também foi questionado sobre possíveis alterações estatutárias.
Na próxima semana, as respostas poderão ser lidas na íntegra.
Texto: Bruna Homrich
Imagem: ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
