Eleições no ANDES-SN: chapas respondem sobre prioridades de gestão e cumprimento dos acordos de greve SVG: calendario Publicada em 15/04/25
SVG: atualizacao Atualizada em 28/04/25 15h40m
SVG: views 469 Visualizações

Quatro grupos que disputam a direção nacional em 7 e 8 de maio debatem temas encaminhados pela Sedufsm

Alt da imagem

A Sedufsm iniciou no dia 15 de abril e estendeu até 17 de abril a publicação das entrevistas com as três chapas que até então estavam homologadas para concorrer à direção do ANDES-SN nos dias 7 e 8 de maio. Durante o período de publicação das entrevistas, uma decisão judicial recolocou a chapa 4 no pleito novamente. Em função disso, acrescentamos em cada uma das três publicações, agora, as respostas também da Chapa 4 “Oposição para renovar o ANDES-Sindicato Nacional”.

Conforme divulgamos na sexta, 11, as perguntas encaminhadas para as chapas foram as mesmas, sendo que o tamanho para cada resposta também foi estipulado pela diretoria da Sedufsm.

Os temas que foram levantados para as chapas se relacionaram a prioridades da gestão, caso venham a assumir a direção do Sindicato Nacional; ações que propõem para fazer com que sejam cumpridos os acordos de greve; questões relacionadas à Carreira, como o tempo de chegada ao topo, o atrelamento ao Piso Nacional do Magistério e questões de gênero; e ainda perguntas sobre possibilidade de alterações na metodologia de trabalho de eventos como Conads e Congressos, dos Grupos de Trabalho, bem como modificações no estatuto do ANDES-SN.

Nesta terça, 15, publicamos as questões relacionadas a “prioridades” da gestão e “ações para fazer cumprir os acordos de greve”. Na quarta, 16, a publicação será sobre temas relativos à Carreira e, na quinta, 17, fechando com as questões relacionadas a mudanças em GTs, Congressos e estatuto do Sindicato. As respostas são pela ordem sequencial das chapas: 1, 2, 3 e 4.

PRIMEIRA QUESTÃO

- Na avaliação da sua chapa, qual deve ser a prioridade ‘número um’ ao assumir a direção nacional do ANDES-SN?

Resposta da Chapa 1 - ANDES PELA BASE- DIVERSIDADE E LUTAS

“Nossa prioridade é ampliar a mobilização da categoria a partir da base, para fortalecer as lutas em defesa de seus interesses. Destacamos as lutas em torno de pautas já deliberadas em eventos nacionais: mais recursos para as IES públicas; cumprimento integral do acordo da última greve; melhores condições de trabalho e salários. Além das lutas, com ênfase no enfrentamento à extrema direita e às políticas de austeridade que impõem retrocessos aos direitos da classe trabalhadora.”

Resposta da Chapa 2- RENOVA ANDES

“A prioridade número um da Chapa 2 – Renova ANDES ao assumir a direção nacional do ANDES-SN será construir a mais ampla unidade pelo cumprimento do acordo feito com o governo Lula após a greve da Educação Federal de 2024, apenas parcialmente efetivado ou em curso após a aprovação da LOA de 2025, e dos acordos das universidades estaduais, distrital e municipais efetivados com as greves e mobilizações de 2023 e 2024.”

Resposta da Chapa 3- ANDES-SN CLASSISTA E DE LUTA

“A prioridade é comandar a retomada de mobilizações nos setores das instituições federais e estaduais/municipais em defesa de interesses da categoria docente, com independência perante os governos e reitorias. No caso das federais, para garantir o cumprimento efetivo dos acordos de greve e enfrentar a contrarreforma administrativa e o arcabouço fiscal do Governo Lula/Alckmin. A greve de 2024 conseguiu arrancar acordos com o governo, que passam por reajuste salarial, carreira, entre outros.

Resposta da Chapa 04- Oposição para renovar o ANDES-Sindicato Nacional

"Fortalecer o ANDES, reaproximando-o da sua base. O ANDES tem se burocratizado, afastando-se das Seções Sindicais (ADs) e dos seus associados. Nossa primeira tarefa será rever drasticamente o funcionamento do ANDES em toda a sua organização, incluindo, as instâncias de decisão, aproximando a base. Propomos um choque de democracia sindical, das eleições ao congresso."

SEGUNDA QUESTÃO

- A greve de 2024 conseguiu arrancar acordos com o governo, que passam por reajuste salarial, carreira, entre outros pontos. No entendimento da chapa, quais as ações para que se consiga avançar nos demais pontos do acordo que não se restringem à pauta salarial?

Resposta da Chapa 1- ANDES PELA BASE- DIVERSIDADE E LUTAS.

“A categoria já deliberou, e estão em curso, pelo Andes-SN e SSind, ações que exigem do governo o cumprimento do acordo. As jornadas de lutas, em articulação com outras entidades dos servidores federais, direcionadas a pressionar os parlamentares e órgãos do Executivo, por exemplo, resultaram na aprovação da LOA 2025. Outras ações estão em curso, como pressões sistemáticas ao governo. É, porém, importante intensificar pressões sobre pontos do acordo não cumpridos até agora pelo governo, como a alteração do Decreto 1590/95 para assegurar a reversão do ponto eletrônico EBTT, reenquadramento/reposicionamento de aposentados, entre outros.  Esta luta exige unidade de ação com outros setores do funcionalismo que estão na mesma situação.”

Resposta da Chapa 2- RENOVA ANDES

“A pauta não econômica do acordo resultante da greve de 2024 é mais detalhada porque envolve reivindicações que foram acumulando ao longo do tempo e o governo alega que precisa de estudos para serem efetivados. No entanto há pontos que podem ser efetivados imediatamente. Para a Chapa 2 – Renova ANDES somente a pressão organizada e unitária do setor das federais sobre o governo vai conseguir que isso aconteça. Nesse sentido, há que ser feito um calendário permanente de mobilizações do setor, em Brasília e nas universidades, realizando, por exemplo, manifestações e paralisações até que o conjunto do acordo seja cumprido.”

Resposta da Chapa 3- ANDES-SN CLASSISTA E DE LUTA.

“É importante ter em conta, antes de tudo, que foi “arrancado” muito pouco, pois a categoria docente segue com salários arrochados e carreira desestruturada. Isso aconteceu porque os grupos que ancoram a chapa 1 (ALB) e a chapa 2 (Renova Andes) se uniram para desmantelar a greve. Por outro lado, os grupos e militantes que compõem a chapa 3 defendem a mobilização de base, em alternativa aos métodos prioritários da atual diretoria do ANDES-SN, de performances em redes sociais e pretensa pressão sobre o parlamento. Vamos promover e estimular as seções sindicais a promoverem debates e campanhas para entender melhor como o governo está atacando as universidades e nossa categoria.”

Resposta da Chapa 04- OPOSIÇÃO PARA RENOVAR O ANDES SINDICATO NACIONAL

"A chapa 4 entende que a greve foi fundamental e que é preciso uma atuação muito firme do ANDES para garantir que as conquistas não salariais sejam implementadas. Isso implica pressão sobre o governo federal e sobre o congresso. Para isso, é preciso divulgar mais amplamente o que foram as conquistas não salariais, tais como os GTs de reposicionamento de aposentados e entrada lateral. Mas é preciso, também, corrigir problemas estruturais de funcionamento que tornam o ANDES um ator frágil na conjuntura. Frágil porque vem perdendo sindicalizados e incidência política. Para enfrentar isso, é preciso mostrar força, a partir do aumento de filiações e da dinamização dos espaços internos."

Confira abaixo, em anexo, as nominatas completas das quatro chapas.

Edição: Fritz R. Nunes
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Nominata da Chapa 1- "ANDES pela base- Diversidade e lutas"

- Nominata da Chapa 2- Renova ANDES

- Nominata da Chapa 3- ANDES SN Classista e de luta

- Nominata da Chapa 04- Oposição para renovar o ANDES Sindicato Nacional

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Eleições do ANDES-SN: votações encerram nesta quinta-feira, 8 de maio

SVG: calendario 08/05/2025
SVG: tag ANDES - Eleição 2025
O resultado oficial será divulgado na próxima segunda-feira, dia 12 de maio.

Eleições no ANDES-SN: segundo debate entre chapas que concorrem à direção acontece hoje, 6 de maio

SVG: calendario 06/05/2025
SVG: tag ANDES - Eleição 2025
Evento inicia às 17h e será transmitido pelos canais oficiais do sindicato. Eleições ocorrem nesta quarta (7) e quinta (8).

Eleições no ANDES-SN: saiba como e onde votar na UFSM

SVG: calendario 05/05/2025
SVG: tag ANDES - Eleição 2025
Votação acontece nesta quarta e quinta, dias 7 e 8 de maio, no campus sede e nos outros três campi da instituição

Veja todas as notícias