Conquista da greve: ANDES-SN reforça que reajuste salarial inclui aposentadas, aposentados e pensionistas
Publicada em
05/05/25
Atualizada em
05/05/25 18h01m
184 Visualizações
Em nota oficial, o sindicato desmente boatos nas redes sociais e reafirma inclusão de aposentadas(os) e pensionistas no reajuste salarial pago em maio.

A diretoria do ANDES-SN divulgou, em 29 de abril, uma nota de esclarecimento sobre o reajuste salarial da categoria docente, diante da circulação de informações falsas nas redes sociais. De acordo com o documento, é incorreto afirmar que o reajuste será aplicado apenas aos docentes da ativa. O aumento salarial, previsto para ser pago no dia 2 de maio, contempla também aposentadas(os) e pensionistas, conforme estipulado no Termo de Acordo nº 10 de 2024, uma conquista da greve do ano passado.
No texto da nota, o sindicato alerta para o impacto da desinformação na mobilização da categoria e destaca que todas as tabelas e detalhes sobre o reajuste estão disponíveis na Circular nº 27/2025 do ANDES-SN.
Graças à atuação do Comando Nacional de Greve (CNG) que o governo aceitou reabrir o debate sobre o reenquadramento de aposentadas(os) prejudicadas(os) pela criação da classe de Associado em 2012 — medida que trouxe prejuízos significativos para docentes que se aposentaram antes da mudança ou durante o processo de transição. A medida, conforme lembra o ANDES-SN, foi imposta por meio de acordos com a Proifes: “[...] o CNG-ANDES-SN conseguiu forçar o governo a reabrir, pela primeira vez desde 2012, ocasião em que após longa greve tivemos uma série de derrotas na carreira – como a criação de nova classe, entre a de Adjunto e Titular, que traz ainda hoje uma série de prejuízos aos aposentados e às aposentadas – o debate sobre a situação destas e destes docentes prejudicadas(os) por uma manobra administrativa para cortar gastos”, salienta a nota.
O ANDES-SN finaliza a circular reforçando que a redução de direitos ao longo das décadas, a exemplo da perda da integralidade em 2003, ainda impõem barreiras à recuperação plena dos direitos das e dos docentes aposentadas(os). Assim, o sindicato conclui a nota salientando a importância da continuidade da luta pela integralidade e paridade em todos os espaços de negociação com o governo. “No entanto, não é razoável ou equilibrado difundir informações falsas que confundem lutas por reposição das perdas salariais com lutas pela reversão das contrarreformas de governos neoliberais”, conclui a nota.
Confira a íntegra da Circular nº 195/2025.
Reenquadramento e Previdência em pauta - A luta em defesa de direitos das(os) aposentadas(os) também foi levada pelo ANDES-SN ao Ministério da Previdência Social, em reunião realizada no dia 23 de abril. Na ocasião, o sindicato cobrou o fim da adesão compulsória à Funpresp e criticou as contrarreformas que atacam a Previdência Pública e a seguridade social dos servidores federais. Leia a notícia completa aqui.
Texto: Nathália Costa, com informações do ANDES-SN.
Imagem: ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
