Seja Sedufsm, transforme o mundo: a força do coletivo
Publicada em
11/07/25
Atualizada em
11/07/25 17h46m
25 Visualizações
Vídeo de encerramento traz um mosaico das falas das e dos docentes sindicalizados que colaboraram com a campanha de filiação

Durante os meses de maio, junho e julho, percorremos diferentes trajetórias, campi, sotaques, áreas do conhecimento e experiências de vida. Lançamos a campanha Seja Sedufsm, Transforme o Mundo para falar de sindicalização, mas também para lembrar que nenhuma transformação (social, política ou educacional) é feita apenas de uma só pessoa.
Onze docentes da UFSM (dos campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões) compartilharam conosco suas histórias de luta, seus compromissos com a educação pública e seus motivos para acreditar na força da organização coletiva. São vozes que falam de pertencimento, de memória, de resistência, de solidariedade, de memórias do passado e de construção do futuro. Nas vozes desses professores e professoras, as respostas à pergunta: por que você se sindicalizou à Sedufsm?
Dos que se sindicalizaram durante a greve do ano passado àqueles que ajudaram a fundar o sindicato. Dos que atuam na música, no jornalismo, na sociologia ou na arquitetura aos que pesquisam economia, patrimônio cultural, história, dança e cultura popular. Docentes que entendem o sindicato como espaço de mobilização, como elo entre universidade e comunidade, como ferramenta de transformação social.
Assim, organizamos esses relatos em um único vídeo mosaico, agora um retrato do que significa estar filiada e filiado à Sedufsm. Nas falas que ilustram nossa campanha, a diversidade de quem faz o sindicato (em geração, etnia, gênero, área de atuação), fundamental para que esta organização siga existindo e resistindo. Em cada depoimento único, a soma de um argumento coletivo: ninguém faz nada sozinho ou sozinha; não se luta, não se conquista, não se vive. Apenas a luta coletiva transforma a sociedade, a educação, o trabalho, o mundo.
Encerramos, assim, esta campanha com um convite que permanece aberto: venha transformar o mundo conosco!
Assista aos depoimentos completos e saiba mais sobre filiação em nosso site e canais oficiais do sindicato.
Seja Sedufsm. Transforme o mundo.
Galeria de fotos na notícia
