Conselhos Superiores referendam Martha e Tiago à Reitoria da UFSM SVG: calendario Publicada em 18/07/25
SVG: atualizacao Atualizada em 18/07/25 15h44m
SVG: views 444 Visualizações

Sedufsm avalia positivamente decisão tomada na manhã desta sexta, 18, e que será encaminhada ao MEC até final de agosto

Alt da imagem
Reitor Luciano Schuch e a vice-reitora, Martha Adaime, em reunião dos Conselhos desta sexta-feira

Os três conselhos superiores da UFSM reunidos (Consu, Cepe e de Curadores) referendaram na manhã desta sexta, 18 de julho, os nomes da professora Martha Adaime e Tiago Marchesan à reitoria da UFSM. O processo eleitoral chancelou o resultado alcançado pela dupla de candidatos durante a Pesquisa de Opinião ocorrida no dia 25 de junho. O presidente da Sedufsm, professor Everton Picolotto, avaliou positivamente o processo que envolveu a escolha da futura gestão da universidade.

O processo de votação nos conselhos superiores foi dividido em dois momentos. Primeiro, foram votados os três nomes para à reitoria e, depois, os três nomes para a vice-reitoria. Apenas uma chapa se inscreveu, composta pela professora Martha Adaime, Tiago Merchesan e Cristina Nogueira (atual pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa). Em um colégio eleitoral em que estavam presentes 105 pessoas, 101 votaram, conforme a Secretaria dos Conselhos.

Para a função de reitor (a), os votos fora da seguinte forma: Martha (91 votos), Tiago (5 votos) e Cristina (3 votos). Houve ainda 2 votos nulos. Já para a vice-reitoria: Tiago (89 votos), Cristina (8 votos) e Martha (1 voto). Houve ainda três votos nulos. A apuração se deu via Centro de Processamento de Dados (CPD).

Conforme o atual reitor, professor Luciano Schuch, o prazo para encaminhar tanto o resultado da votação dos Conselhos como do resultado da Pesquisa de Opinião ao Ministério da Educação (MEC) é o mês de outubro. Porém, Schuch acredita que toda a documentação estará pronta para ser enviada até final de agosto.

Avaliação

O presidente da Sedufsm, professor Everton Picolotto, que também é membro do Conselho Universitário, avalia positivamente o resultado, tendo em vista a grande participação de conselheiros/as na manhã desta sexta-feira. “Foi muito bom resultado, na medida em que a vontade da comunidade universitária foi respeitada e o respeito à vontade da comunidade é uma questão de princípio e de prática democrática”, enfatiza.

Everton Picolotto também analisa de forma positiva a conclusão desse processo, que teve a participação importante de sindicatos e outras entidades, que se mobilizaram em defesa de uma consulta à comunidade com voto paritário, passando por um processo de grande participação na Pesquisa de Opinião, fechando com a posição dos conselhos de referendar a escolha feita através da consulta.

Agora, complementa o dirigente da Sedufsm, “aguardamos a chancela do MEC para a futura gestão da universidade, lembrando também que a luta do movimento sindical é para que deixe de existir a necessidade de uma lista tríplice e que a decisão da comunidade universitária em relação aos mais votados seja acatada de forma automática”, finaliza.

Sobre Martha e Tiago (foto acima) - Docente do departamento de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Martha Bohrer Adaime é atualmente vice-reitora da UFSM. Seu vice, Tiago Bandeira Marchesan, é docente do departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência, e diretor do Centro de Tecnologia (CT).

Confira aqui o vídeo da reunião dos Conselhos que referendou o nome de Martha e Tiago para a reitoria.


Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Paulo Baraúna

Assessoria de imprensa da Sedufsm


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Chapa 2, Martha e Tiago, vence consulta à reitoria da UFSM

SVG: calendario 25/06/2025
SVG: tag Eleição UFSM 2025
Martha será a primeira mulher a assumir o cargo de reitora na UFSM

Pesquisa à reitoria da UFSM acontece nesta quarta, 25 de junho

SVG: calendario 24/06/2025
SVG: tag Eleição UFSM 2025
Voto é eletrônico, acontece das 7h às 22h, e segmentos optarão entre duas chapas

Debate reitoria da UFSM: Chapa 1 responde questões da Sedufsm e de docentes

SVG: calendario 24/06/2025
SVG: tag Eleição UFSM 2025
Com a Chapa 2 ausente, Felipe Müller respondeu perguntas sobre temas como reforma administrativa, progressões e promoções, entre outros

Veja todas as notícias