MEC convoca mesa setorial de negociação para terça, 29 de julho
Publicada em
25/07/25
Atualizada em
25/07/25 15h03m
118 Visualizações
Pauta inclui três itens, mas sindicatos pressionam para que haja retorno sobre pendências da greve

Na próxima terça, 29 de julho, das 9h30 às 11h, em Brasília, o ANDES-SN, junto com Sinasefe e Fasubra, participa da 2ª Reunião Setorial de Negociação Permanente no âmbito do Ministério da Educação (MEC). A reunião será acompanhada por um ato público que foi chamado para iniciar às 9h com o objetivo de pressionar pelo cumprimento do acordo de greve.
Conforme o Sindicato Nacional das e dos Docentes, a pauta do encontro foi estabelecida unilateralmente pelo MEC e prevê três pontos básicos:
1. Informes (inclui encaminhamento da pauta sobre Democratização das IFES);
2. Aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 96/2019), que torna o orçamento da educação aprovado pelo Congresso impositivo, protegido de cortes e contingenciamentos;
3. Construção de um PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) de forma democrática, sem o esvaziamento de conteúdos e exclusão de componentes curriculares, com participação ativa das comunidades escolares e acadêmicas.
O ANDES-SN destaca que aproveitará a reunião para cobrar o cumprimento integral do acordo de greve assinado em 2024. A direção do sindicato afirma ainda que a reivindicação sobre o tema do cumprimento do acordo tem sido reiterada através de documentos, assinados com outros sindicatos, e destinados ao Executivo Federal. Nesta quinta, 24, ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra protocolaram novo ofício ao MEC.
Texto: Fritz R. Nunes
Imagem: ANDES-SN
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
