Ao som de boa música, Sedufsm recepciona docentes na UFSM-Cachoeira do Sul SVG: calendario Publicada em 13/08/25
SVG: atualizacao Atualizada em 13/08/25 18h36m
SVG: views 399 Visualizações

Atividade, realizada na terça-feira, 12, buscou estreitar laços com a comunidade do campus

Alt da imagem

Com a canção “Vira Virou”, dos irmãos gaúchos Kleiton e Kledir, a Oficina de Música iniciou sua apresentação no hall do prédio que abriga a Biblioteca do campus de Cachoeira do Sul/UFSM. Enquanto a banda tocava, o diretor Cleder Fontana e a diretora Liane Weber, da Sedufsm, conversavam com docentes do campus que, um dia antes, na segunda, 11, havia completado 11 anos de existência. Na prosa, além de dar as boas-vindas neste início de semestre letivo, os dirigentes informaram a categoria sobre a situação do Acordo de Greve firmado em 2024, as pautas de mobilização que se avizinham e a importância do sindicato como instrumento de luta e proteção.

A visita da Sedufsm nesta terça, 12, ao campus de Cachoeira do Sul, integrou a agenda intitulada “Blitz do Acolhimento”, em que diretores e diretoras da seção sindical vão até os centros de ensino e campi descentralizados recepcionar as e os docentes e estreitar laços com a categoria.

“Nós temos buscado estar atentos ao que de fato nos move e nos une. Estamos muito centrados em nós mesmos, o que é importante, mas, ao mesmo tempo, isso nos deixa um pouco isolados naquilo que comumente chamamos de “bolha”. A música e a cultura nos aproximam e nos fazem lembrar o quão sociáveis somos e precisamos ser para cuidarmos dessa humanidade que tem estado tão fragilizada, com tantos movimentos de ódio e discórdia”, disse Liane Weber, vice-presidenta da Sedufsm, referenciando a campanha atual da seção sindical, intitulada “Seja Sedufsm, Transforme o Mundo”.

Sobre a atividade cultural – Liderados pelo professor Daniel Morales (piano), aposentado do departamento de Música, Luiza Gomes (cantora), Igor Fuchs (contrabaixo) e Gabriel Jardim Pinto (violão) fizeram desfilar pela UFSM-Cachoeira do Sul clássicos da música popular latino-americana, passeando por gêneros como samba, milonga, candombe e chacarera.

A Oficina de Música, levada pela Sedufsm à Cachoeira, já havia se apresentado no campus sede no dia 13 de março deste ano, quando tocou, a convite da seção sindical, no Centro de Educação (CE). Na quarta-feira da próxima semana, 20 de agosto, a Oficina será levada pela manhã ao campus da UFSM em Frederico Westphalen e, à tarde, ao campus de Palmeira das Missões. Em Frederico, a apresentação ocorre às 10h, no hall do prédio 1; e, em Palmeira, às 15h, no hall do prédio principal.

“Eu lembro muito bem da força que a comunidade empenhava para que esse campus [de Cachoeira do Sul] fosse construído. Olhando para trás, vemos o quanto avançamos. Isso se faz com união. E, falando em união, nós estamos aqui porque existe um sindicato. Lembro-me muito bem que me filiei ao sindicato na primeira semana em que ingressei como professor na UFSM. Esses rostos novos que vejo aqui hoje [referindo-se às e aos docentes de Cachoeira presentes na apresentação] nos dão força”, disse Daniel Morales, que se aposentou após 33 anos de universidade, e 44 anos de sala de aula.

A Oficina de Música era, originalmente, um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL), que existiu por mais de 30 anos.

 

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Acolhimento docente da Sedufsm chega aos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões

SVG: calendario 08/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Encontros no dia 16 de outubro celebram os 19 anos dos campi e fortalecem o diálogo com docentes sobre a mobilização contra a Reforma Administrativa

Docentes da UFSM têm assembleia nesta terça, 7 de outubro

SVG: calendario 03/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Encontro convocado pela Sedufsm tem início às 9h30, em primeira chamada, ocorrendo nos quatro campi da universidade

Câmara aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais

SVG: calendario 02/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Projeto foi aprovado nesta quarta, 1, mesmo dia em que movimentos sociais entregaram 1,5 milhão de assinaturas provenientes do Plebiscito Popular para Lula

Veja todas as notícias