Exposição celebra os mais de 60 anos do TUI em Santa Maria SVG: calendario Publicada em 14/08/25
SVG: atualizacao Atualizada em 14/08/25 16h45m
SVG: views 168 Visualizações

Material que conta a história do Teatro Universitário Independente pode ser visto até 7 de setembro no Espaço Cultural Victorio Faccin

Alt da imagem

Desde o dia 9 de agosto, as e os amantes da cultura de Santa Maria podem conhecer um pouco sobre a história do teatro local. Essa oportunidade se dá através da Exposição “O Legado do TUI”, que se refere aos mais de 60 anos de história do Teatro Universitário Independente.

A exposição, aberta a todos os públicos de forma gratuita, se estende até o dia 7 de setembro, no Espaço Cultural Victorio Faccin (ECVF), localizado à rua Duque de Caxias, nº 300, no bairro Rosário. O horário de visitação é das 19h às 22h.

A exposição reúne imagens, cartazes, arquivos submetidos à censura durante a ditadura militar, registros de montagens e outros fragmentos que contam a história do grupo e de suas práticas. A exposição também representa um momento de homenagear o ator, diretor e gestor cultural Clenio Faccin, figura central na criação do ECVF e na consolidação do TUI como um agente cultural de impacto regional.

Criado em Santa Maria, o TUI desenvolveu ao longo das décadas um trabalho marcado pela formação de público, difusão da arte teatral e colaboração com coletivos e artistas diversos, mantendo-se como uma referência de resistência, criação e permanência na cena cultural. Como resultado dessa trajetória, o grupo acumulou um acervo histórico valioso e plural, que agora ganha visibilidade na exposição. Mas, o material só ficou disponível depois de um trabalho de mais de um ano de organização, seleção, preservação e disponibilização de arquivos online, feito por profissionais da área da arquivologia, da comunicação e do teatro.

Gelson Sommer, produtor e integrante do projeto, avalia que “a exposição não é apenas uma difusão da história do grupo”. Conforme o produtor, ela também traz à tona “as atividades e práticas que mantiveram o TUI ativo por tantos anos”. Para Sommer, revisitar esses materiais “lança luz sobre o fazer teatral no interior do estado além de honrar a trajetória e o trabalho de todos que fizeram parte do grupo, principalmente do Clenio Faccin”.

O evento integra o projeto cultural “Memórias Teatrais: o Legado do TUI”, financiado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa contempla ações de resgate, preservação, sistematização e compartilhamento das vivências, práticas e história do grupo, reafirmando o compromisso do ECVF com a memória artística local e a promoção de uma cultura viva e acessível.

Visitas guiadas

Conhecer o acervo fora do horário de funcionamento do ECVF também é possível, mas é exceção para entidades ligadas à educação. São horários de visitas guiadas para escolas de Santa Maria e instituições de ensino superior, como uma iniciativa de mediação cultural e educação patrimonial, aproximando estudantes da história do teatro e do papel da arte na sociedade.

Resumo

O que: Exposição “O Legado do TUI”
Data: 9 de agosto a 7 de setembro de 2025
Horário: 19h às 22h
Local: Espaço Cultural Victorio Faccin (Rua Duque de Caxias, nº 300, bairro Rosário) – Santa Maria, RS
Custo: Gratuito.

 

Imagem:Arquivo do TUI no Instagram
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Peça teatral joga luz sobre violência a povos latino-americanos

SVG: calendario 03/10/2025
SVG: tag Cultura
“Não é hora de apontar culpados” poderá ser vista gratuitamente no sábado, 4 de outubro, no Espaço Cultural Victorio Faccin

Saiba mais sobre a formação das elites acadêmicas

SVG: calendario 26/09/2025
SVG: tag Cultura
Professor Daniel Coronel sugere leitura de obra que debate as formas de reprodução do capital acadêmico na UFSM

Uma noite de música e celebração: confira as atrações do Jantar Baile da Sedufsm

SVG: calendario 19/09/2025
SVG: tag Cultura
Três bandas darão o tom das comemorações da noite do dia 11 de outubro. Conheça na dica cultural de hoje um pouco mais sobre cada uma das atrações.

Veja todas as notícias