Assembleia docente aprova agenda de mobilização contra a Reforma Administrativa SVG: calendario Publicada em 05/09/25
SVG: atualizacao Atualizada em 08/09/25 16h23m
SVG: views 665 Visualizações

Plenária na manhã desta sexta (5) na UFSM definiu participação em atividades locais e nacionais, mas sem paralisação

Alt da imagem
Mesa que coordenou a assembleia: professora Liane Weber e professores Everton Picolotto (c) e Jadir Lemos

Em assembleia ocorrida na manhã desta sexta, 5 de setembro, no Auditório Wilson Aita (anexo ao CT) com a participação online dos campi, as e os docentes da UFSM aprovaram uma agenda de mobilização contra a Reforma Administrativa que está em discussão na Câmara Federal, mas sem paralisação de 48h nos dias 10 e 11 de setembro, conforme havia sido indicado pelo Setor das Ifes.

Conforme a deliberação, serão organizadas ações de visitas a departamentos e salas de aula na universidade ao longo da semana de 8 a 12 de setembro, com a passagem de carro de som e a distribuição de panfletos, cujos objetivos são dialogar e conscientizar os segmentos sobre os ataques aos serviços públicos contidos na proposta de Reforma Administrativa. Já na quinta, 11 de setembro, a proposição encaminhada foi de construir um ato no centro de Santa Maria com o conjunto de entidades de servidores/as públicos/as da cidade.

Paralelamente, em Brasília, na próxima semana, as e os servidores federais também estarão em atividades com o intuito de pressionar parlamentares. A Sedufsm será representada pela professora Maristela Souza, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Na quarta, 10 de setembro, ocorrerá um ato unificado de servidores/as; na quinta, 11 de setembro, uma audiência pública na Câmara Federal; na semana de 22 a 27 de setembro, uma Jornada Nacional de Lutas contra a Reforma Administrativa, com a ida de caravanas dos estados para a capital federal.

Inscrição docente para a Jornada de Lutas

A plenária desta manhã aprovou que entre segunda, 8 de setembro, e quarta, 10 de setembro, docentes interessados/as poderão entrar em contato com a Sedufsm via e-mail (sedufsm@terra.com.br) e se inscreverem para a jornada de lutas que acontecerá de 22 a 27 de setembro, em Brasília. Inicialmente, três vagas serão disponibilizadas.

Avaliação

Conforme o presidente da Sedufsm, professor Everton Picolotto, que coordenou a assembleia, a decisão de realizar uma agenda de mobilização local foi importante porque é uma oportunidade de dialogar com os segmentos da universidade e também da comunidade santa-mariense, mostrando que não é apenas o servidor ou a servidora que serão afetados pelas reformas, mas a própria população, que depende dos serviços públicos que serão atacados e precarizados.

Picolotto acrescenta ainda que os dados contrariam a tese daqueles que defendem reformas para “desinchar” e “desonerar” o setor público do país. “O serviço público (brasileiro) é aquém do que é necessário, tendo em vista as dimensões continentais do nosso país e os enormes desafios de atender a população. Enquanto o Brasil destina 13% do PIB para os serviços públicos, os países da OCDE aportam 17%”, argumenta o dirigente da Sedufsm.

Informes

No espaço dos informes, a vice-presidenta da Sedufsm, Liane Weber, resgatou a participação que teve na reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, dias 29 e 30 de agosto, que tratou de diversos temas, entre os quais, a necessidade de pressionar pelo cumprimento dos acordos de greve do ano passado, e de barrar o avanço da Reforma Administrativa no Congresso Nacional. Liane destacou entre as ideias aventadas no encontro, a realização de uma live com participação das assessorias jurídica local e nacional, e ainda a busca de audiências públicas em Câmara de Vereadores.

A diretora da Sedufsm, Belkis Bandeira, fez um breve relato sobre a participação dela no Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do ANDES-SN, dias 29 e 30 de agosto, em Brasília, e em relação ao debate do GTPE da Sedufsm no último dia 2 de setembro, no Auditório Sérgio Pires, que abordou perspectivas da “formação docente” a partir da Resolução 04/24 do Conselho Nacional de Educação.

Jadir Lemos, diretor da Sedufsm e que estava na mesa que coordenava a assembleia junto com o professor Everton Picolotto e a professora Liane Weber, informou sobre uma reunião organizativa ocorrida no auditório da seção sindical na tarde de terça, 2 de setembro, com entidades como Atens e Cpers, para planejar ações conjuntas no que se refere à Reforma Administrativa. Lemos disse que foi o primeiro passo para a ampliação dessa “frente única de servidores contra a Reforma Administrativa”.

Everton Picolotto fez uma intervenção ressaltando as importantes atividades ocorridas no sábado, 30 de agosto. Ao final da tarde, a participação do sindicato Ato de Solidariedade ao Povo Palestino e, após, às 19h, no bate-papo da programação da 52ª Feira do Livro, em que esteve presente o sociólogo Jessé Souza, que veio a convite da Sedufsm.

Calendário da mobilização

Local

8 a 12/09 - Atividades de mobilização contrárias à Reforma Administração: diálogo com a comunidade local e acadêmica.

11/09 - Ato público em Santa Maria.

Nacional

10/09 – Ato Unificado das/dos Servidoras/es Públicas/os em Brasília (DF);

11/09 – Audiência Pública na Câmara dos Deputados;

22 a 27/09 – Jornada Nacional de Lutas contra a Reforma Administrativa, com indicativo de caravanas a Brasília.

 

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes da UFSM têm assembleia nesta terça, 7 de outubro

SVG: calendario 03/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Encontro convocado pela Sedufsm tem início às 9h30, em primeira chamada, ocorrendo nos quatro campi da universidade

Câmara aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais

SVG: calendario 02/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Projeto foi aprovado nesta quarta, 1, mesmo dia em que movimentos sociais entregaram 1,5 milhão de assinaturas provenientes do Plebiscito Popular para Lula

CNPq firma acordo para aproximar pesquisas do setor empresarial

SVG: calendario 02/10/2025
SVG: tag Sedufsm
Vice-presidenta da Sedufsm alerta para dificuldade em equilibrar interesse acadêmico e interesses de mercado

Veja todas as notícias