GT discute ações para fortalecimento das bases do ANDES-SN
Publicada em
08/09/25
Atualizada em
08/09/25 17h21m
147 Visualizações
Diretor da Sedufsm participou de reunião do Grupo de Trabalho das Oposições nos dias 5 e 6 de setembro, em Salvador (BA)

Na sexta e sábado, 5 e 6 de setembro, o diretor da Sedufsm, professor Cleder Fontana, participou em Salvador (BA) da reunião do Grupo de Trabalho das Oposições (GTO) criado pelo ANDES-SN para discutir estratégias de enfrentamento às bases do sindicato. Na pauta do evento, esse foi o tema principal, que também discutiu ameaças que o Sinasefe têm sofrido.
Conforme o diretor da Sedufsm, esses debates são bastante relevantes no momento em que partem ameaças de outros setores, como por exemplo, o projeto de Reforma Administrativa em discussão na Câmara Federal, que pode fragilizar não somente os serviços públicos, mas também servidoras e servidores, e dessa forma, enfraquecendo também a representação sindical. Em função disso, ressalta Cleder, o entendimento majoritário de participantes do evento foi de que é fundamental ter uma atuação sindical com unidade, autonomia e participação das bases.
Dentre os encaminhamentosdo GTO, Cleder Fontana destaca a necessidade de estabelecimento de uma assessoria jurídica em nível nacional que trate especificamente dos ataques às bases do ANDES-SN, e que esta assessoria dialogue com as seções sindicais que estão sofrendo ofensivas. Também se falou sobre a construção de uma política de comunicação que trate da elaboração de materiais específicos de divulgação sobre essa temática.
Confira a íntegra da pauta da reunião:
5 de setembro de 2025 (sexta-feira)
14h – ABERTURA; 14h30 – PAINEL: Enfrentamento aos ataques às bases do ANDES-SN e do SINASEFE - Fernando Lacerda (UFG), Lívia Gomes (ANDES-SN) e Carlos Magno (SINASEFE);
6 de setembro de 2025 (sábado)
9h – INFORMES E MAPEAMENTO JURÍDICO;
• Informes da Diretoria, das seções sindicais e das oposições pró-ANDES;
• Apresentação do mapeamento jurídico dos enfrentamentos com a federação fantoche;
12h – almoço;
14h – DESDOBRAMENTOS DO 68º CONAD;
• Questões jurídicas e política de comunicação do GTO.
Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Arquivo pessoal
Galeria de fotos na notícia
