ANDES-SN pode ter um plano de Cultura e Arte
Publicada em
15/09/25
Atualizada em
15/09/25 11h18m
45 Visualizações
Sedufsm e outras seções sindicais com docentes das Artes conseguiram mobilizar para a pauta durante reunião o GTCA

Na sexta e sábado, 12 e 13 de setembro, ocorreu em Brasília, a reunião do pleno do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA) do ANDES-SN que debateu, sobretudo, a comunicação sindical. Docentes de Arte presentes ao encontro questionaram a falta de discussão abrangente em relação ao campo e conseguiram pautar um plano de Arte e Cultura do sindicato. A Sedufsm esteve representada pela diretora Neila Baldi e pela jornalista Nathália Costa (foto abaixo).
A principal temática da reunião foi a comunicação sindical, inclusive na discussão do VIII Encontro de Arte e Comunicação e III Festival de Arte e Cultura, evento que ocorrerá dias 7 a 9 de novembro, em local a definir. Foram discutidas temáticas para o evento, com a necessidade de momento específico de encontro com os profissionais da comunicação. Garantiu-se, nos encaminhamentos, que haverá debate, no ENAC, sobre um plano de Arte e Cultura do ANDES.
O GTCA começou com Informes. A diretora Neila Baldi falou da última reunião do GTCA local, que discutiu a política para promoção da comunicação compassiva e da cultura de paz, da prevenção de violências e do tratamento restaurativo de conflitos, proposta pela gestão da UFSM. A docente explicou que GTPCEGDS irá debater o mesmo tema.
Neila também informou do debate de política cultural da Sedufsm, realizado no ano passado e que será retomado, e finalizou falando do ato contra a reforma administrativa, no dia anterior (11 de setembro), em Santa Maria, em que o material distribuído foi feito a partir do Fonasefe em virtude de falta de material informativo do ANDES. Neila Baldi, em seu informe, também questionou o grupo não estar discutindo a portaria interministerial 06 que institui ações de Arte e Cultura nas escolas. Encaminhou-se que o tema deva ser discutido no GTPE.
No turno da tarde, o debate começou com a discussão sobre as Bigh Techs, com a proposição de uma campanha do ANDES sobre o tema. Posteriormente, o pleno discutiu o InformAndes e o plano de comunicação do sindicato. Neste momento, a docente reclamou do fluxo de comunicação do sindicato, dando como exemplo a reunião da mesa setorial com o Ministério da Educação, cujo resultado estava no site do Sinasefe, sem informações oficiais no do ANDES. Também questionou o plano de comunicação e artes contemplar apenas comunicação, sugerindo o desmembramento do GTCA.
Na pauta do Encontro Nacional de Comunicação e Arte, docentes do campo das Artes reclamaram do tratamento dado ao campo. Além de Neila Baldi, professora de Dança da UFSM, estavam presentes docentes da Música e do Teatro, da UFPB e UnB. “Não podemos continuar a ser tratados como entretenimento. O encontro tem que debater questões importantes também da nossa área “, disse Neila. A docente considerou uma vitória o encaminhamento, no sábado, de o VIII ENAC vir a discutir um plano de arte e cultura e de docentes das Artes terem se unido para, a partir de agora, proporem TRs sobre a temática, inclusive com uma possível proposição de desmembramento do GT.
Edição: Fritz R. Nunes com informações de Neila Baldi
Fotos: Arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
