Assembleia docente aprova calendário de mobilização contra a Reforma Administrativa SVG: calendario Publicada em 07/10/25
SVG: atualizacao Atualizada em 07/10/25 16h17m
SVG: views 126 Visualizações

Agenda de atividades começa na segunda, 13/10, com plenária no Centro de Educação, e inclui também caravana para Marcha em Brasília

Alt da imagem
Mesa que coordenou a assembleia: Neila Baldi, Everton Picolotto e Liane Weber

Em assembleia que ocorreu na manhã desta terça, 7 de outubro, no Auditório Flávio Schneider (CCR) e de forma concomitante com os campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, as e os docentes da UFSM aprovaram um calendário de mobilização para o mês de outubro contra a Reforma Administrativa, mas sem paralisação das atividades acadêmicas. A agenda inclui ações de diálogo tanto na UFSM como também manifestação em Brasília.

A agenda começa já na segunda-feira, 13 de outubro, com Plenária sobre a Reforma Administrativa, no auditório Clóvis Guterres, no Centro de Educação, à tarde, culminando com a Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, no dia 29 de outubro, em frente ao Museu Nacional, em Brasília. 

A plenária rejeitou a paralisação de 48 horas no final do mês e aprovou que a caravana para a capital federal partirá de Porto Alegre no dia 27 de outubro, com ônibus organizado pela Regional RS do ANDES-SN, com retorno no dia 29, após a manifestação. O subsídio a docentes da UFSM para permanência em Brasília é por conta da Sedufsm e as inscrições devem ser feitas através do e-mail sedufsm@terra.com.br. O prazo para inscrições de interessados e interessadas em participar da Marcha inicia nesta quarta, 8 de outubro, e vai até a próxima quarta, 15 de outubro.


Confira abaixo, o calendário da mobilização na UFSM.

AGENDA

- A partir do dia 13/10 – Serão organizados encontros nos centros de ensino, junto com integrantes de outros sindicatos e com um convite às representações estudantis. Foi sugerida a criação de núcleos que farão esta articulação em cada Unidade de Ensino. O primeiro encontro será na segunda, 13 de outubro, às 14 horas no Centro de Educação (CE); 

- Dia 16/10- Conversa com docentes nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões;

- Dia 18/10 - Panfletagem na ação ‘Juntos somos mais’, nas quadras do Parque Itaimbé, a partir das 15h. Ação conjunta com o Cpers e o Sinprosm;

- Dia 29/10 - Audiência Pública na Câmara de Vereadores/as a ser solicitada ao Legislativo;

- Dias 29 e 30/10 – Passagem nas salas de aula para conversar com docentes, também passagem do carro de som no campus. A ideia é também promover Sinetaço ‘Parar para pensar, mobilizar para resistir’, no horário de 10h, 16h e 20h.

Dia 30/10 - Mobilização no Arco de entrada do campus de Camobi, das 11h30 às 13h, e no hall de entrada nos demais campi.

Semana da JAI - Agenda posterior de avaliação da mobilização na Semana da JAI (Jornada Acadêmica Integrada).

Campanha informativa

Foi aprovado também a divulgação de material informativo sobre a Reforma tanto para docentes como também para a comunidade externa, com a produção de cards e vídeos específicos, realizando impulsionamento nas redes sociais, com ênfase na semana anterior à Marcha Nacional (20 a 24/10). Além disso, ações conjuntas com a Frente Única do Serviço Público contra a Reforma Administrativa, com a realização em paralelo de entrevistas em rádios.

Mudanças graves

Antes do momento das deliberações, o presidente da Sedufsm, professor Everton Picolotto, que coordenava a mesa junto com as professoras Liane Weber e Neila Baldi, fez algumas considerações sobre o projeto de Reforma Administrativa. Ele ressaltou que desde semana passada já há um esboço do texto sobre a Reforma, que traz um conteúdo que já se percebe como de forte gravidade para servidores/as, serviços públicos, com reflexo para a sociedade.

Nas 120 páginas que foram divulgadas, destaca Picolotto, está a criação de um novo de teto de gastos para o funcionalismo, em todos os níveis, o que pode inviabilizar reajustes futuros. Citou ainda que o projeto padroniza e simplifica as carreiras e que contratações via concurso público somente se houver espaço fiscal. O projeto ainda quer implantar uma gestão que trabalhe por resultados, com a concessão de bônus para metas alcançadas. Conforme o dirigente da Sedufsm, será necessária uma análise pormenorizada sobre o impacto dessas propostas para docentes.

Informes

O primeiro item abordado na plenária desta terça foi o dos informes. A diretora da Sedufsm, Neila Baldi, fez relato sobre atividades contra a Reforma Administrativa que ocorreram nos meses de agosto e setembro, da reunião do setor das Federais do ANDES-SN (25 e 26 de setembro), e também destacou agenda que será realizada pelo Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual para debater o combate aos feminicídios cotidianos, no dia 31 de outubro, em Porto Alegre.

Liane Weber fez um relato sobre a importância dos temas debatidos na reunião do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA), Maristela Souza resumiu a participação da caravana da Sedufsm em Brasília na jornada de lutas contra a Reforma Administrativa, Julio Quevedo comentou sobre o Encontro da Regional RS do ANDES-SN (10 e 11 de outubro) e Everton Picolotto lembrou a todos e todas a realização do Jantar Baile do Dia da Professora e do Professor, no sábado, 11 de outubro, às 20h, no Salão Floratta.

 

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Funcionalismo organiza Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa

SVG: calendario 07/10/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Sedufsm abre inscrições para docentes interessados(as) em participar da manifestação na capital federal

Nova ofensiva contra o serviço público: relatório da Reforma Administrativa retoma e amplia ataques da PEC 32

SVG: calendario 07/10/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Grupo de trabalho da Câmara dos Deputados entrega relatório com proposta de reforma administrativa que altera regras de carreiras, salários e vínculos no serviço público, aprofundando a precarização e o desmonte dos serviços essenciais

Mobilização docente marca Semana de Lutas contra a Reforma Administrativa

SVG: calendario 29/09/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Entre 22 e 27 de setembro, atividades em Brasília e Santa Maria reforçaram o alerta sobre os impactos da proposta nos serviços públicos essenciais. Ações seguem em outubro.

Veja todas as notícias