Sedufsm inaugura sede em Camobi nesta quarta, 15 de outubro
Publicada em
13/10/25
64 Visualizações
Casa Clóvis Guterres estará aberta para visitação das 9h às 12h e das 13h às 18h, com momento de homenagem às e aos fundadores

Anote na agenda, pois daqui a dois dias um sonho será concretizado. Nesta quarta-feira, 15 de outubro, ocorre a inauguração da sede da Sedufsm no bairro Camobi, em Santa Maria. Coladinha à entrada da UFSM, paralela à Avenida Roraima, a nova casa da seção sindical encerra um longo ciclo de espera e tratativas, e inaugura um futuro cheio de possibilidades. O nome escolhido para o espaço não poderia ser mais representativo: Casa Clóvis Guterres, uma homenagem ao primeiro presidente da Sedufsm, Clovis Renan Jacques Guterres, responsável por presidir o sindicato entre os anos de 1989 e 1990.
Das 9h às 12h e das 13h às 18h, a casa estará aberta para visitação, em um dia preparado especialmente para acolher a categoria em seu novo espaço de referência. Às 15h, ocorre um momento simbólico de homenagens às e aos fundadores da seção sindical. Todas e todos estão convidados para comparecer e prestigiar.
Um espaço ainda mais próximo da UFSM e da categoria
Localizada na Rua Erly de Almeida Lima, 690, paralela à Avenida Roraima e próxima à entrada da UFSM, a Casa Clóvis Guterres aproxima ainda mais o sindicato das atividades cotidianas das e dos docentes. “A nova sede em Camobi significa um sonho que virou realidade. É de longa data a vontade de termos um espaço nosso, pertinho (bem pertinho) do arco da UFSM. Estar mais perto das atividades acadêmicas das professoras e professores significa estar mais próximo do nosso dia a dia e isso nos traz força e coragem para lutarmos, porque sermos sindicalizadas e sindicalizados nos faz sentir pertencentes a uma categoria de luta e, assim, sentirmos que não estamos sós para as mudanças necessárias para transformar o mundo”, destaca Liane Weber, vice-presidenta da Sedufsm.
A nova sede conta com uma sala de reuniões equipada com multimídia, voltada às atividades dos grupos de trabalho (GTs) da Sedufsm, além de atendimento jurídico às e aos sindicalizados. No mesmo espaço, funcionará parte da equipe administrativa, responsável por novas sindicalizações, entrega de carteirinhas da Unimed e atendimento presencial para dúvidas gerais.
A sede de Camobi também abriga um setor multiuso para práticas de pilates e yoga, além de um espaço gourmet e de um jardim, ambientes pensados para o convívio, o diálogo e o bem-estar docente. “Temos um local agradável para leitura e pesquisa, um jardim lindo pra gente se energizar com a beleza do verde e das flores, porque pra ter luta, tem que resistir — e nada melhor do que a vitalidade da natureza para nos encher de vida para transformarmos o que nos cerca em um mundo melhor”, completa Liane.
Outro detalhe muito importante da nova sede da Sedufsm em Camobi diz respeito à preservação da memória da luta docente: com uma biblioteca e acervo histórico únicos, a Casa Clóvis Guterres abrigará edições especiais de revistas, livros e coletâneas que contam a história do movimento sindical docente e da própria Sedufsm. Além disso, a Casa Clóvis Guterres contará com um acervo de livros que pertenciam à biblioteca pessoal do professor e fundador do sindicato.
Conheça aqui neste vídeo uma prévia do espaço que será conhecido das e dos docentes nesta semana.
Toda a categoria está convidada a conhecer a sua nova casa!
Durante esta quarta-feira (15), das 9h às 12h e das 13h às 18h, a Casa Clóvis Guterres estará aberta à visitação. Às 15h, haverá um momento simbólico de homenagens às e aos fundadores da Sedufsm. Toda a categoria está convidada a comparecer, conhecer o novo espaço e celebrar juntas e juntos esse marco na história da seção sindical.
Reforçamos que a sede da Rua André Marques, 665, no centro de Santa Maria, funcionará normalmente em conjunto com a Casa Clóvis Guterres. No entanto, entre os dias 13 e 15 de outubro, não haverá atendimento externo no endereço central, em razão da preparação e da inauguração da nova sede. A partir de quinta-feira, 16 de outubro, o expediente retorna ao normal, das 9h às 18h.
Texto: Bruna Homrich e Nathália Costa
Imagens: Nathália Costa
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
