MEC anuncia disponibilidade da Carteira Nacional Docente
Publicada em
23/10/25
Atualizada em
23/10/25 15h39m
125 Visualizações
Documento que possibilita acesso a benefícios pode ser solicitado através da página ‘Mais Professores Brasil’
Em 15 de outubro, Dia da Professora e do Professor, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura do sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) — documento oficial com validade em todo o território nacional. A carteira é destinada a professores/as de todos os níveis e etapas da educação, das redes pública e privada, para facilitar o acesso a descontos em eventos culturais e a novos benefícios exclusivos do programa Mais Professores para o Brasil.
O evento, que ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana, além da participação de aproximadamente três mil professores/as das redes de ensino municipal, estadual e federal. De acordo com o ministro Camilo Santana, inicialmente, o documento será entregue a docentes que estão na ativa e, posteriormente, também aos e às aposentadas.
Na ocasião, professoras e professores também receberam um panfleto com benefícios fornecidos pelas empresas que já são parceiras do programa ‘Mais Professores’. Segundo as informações divulgadas, “a Caixa Econômica Federal dará gratuidade na anuidade de cartões de crédito, e o professor terá vantagens e descontos em algumas lojas parceiras, no iFood, na Decolar, em uma rede de farmácias”. Vai ter ainda parceria com a Amazon, com a Samsung, na compra de equipamentos, de televisão, etc.
CNDB – Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, a Carteira Nacional Docente do Brasil é um benefício para professores/as da educação básica e superior, de escolas e instituições públicas e privadas. Reconhecida em todo o território nacional como documento oficial dos professores, a CNDB tem validade de dez anos. O sistema de solicitação da CNDB foi aberto na quinta-feira, 16 de outubro, por meio da página Mais Professores, com acesso via conta gov.br.
Para ser elegível, é preciso que o/a docente tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino.
Como solicitar – Caso atenda a esses critérios, o sistema trará, automaticamente, os dados pessoais e informações sobre vínculo com instituições de ensino. O professor deverá, então, verificar os dados e confirmar as informações. Caso algum dado esteja incorreto, será preciso entrar em contato com a instituição empregadora. Após isso, deverá informar endereço completo e contato (e-mail e telefone). Em seguida, deverá fazer o upload de uma foto dentro dos parâmetros do sistema. Nesse momento, o/a docente poderá visualizar a futura CNDB com foto e dados completos. Caso os dados estejam corretos, é necessário confirmar a emissão. Na janela final, é possível visualizar uma versão prévia da CNDB que será enviada para casa do professor, no endereço cadastrado.
Texto: Fritz R. Nunes com informações do portal do MEC
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia