Sedufsm celebrou 36 anos em entardecer aconchegante na Casa Clóvis Guterres
Publicada em
17/11/25
Atualizada em
17/11/25 18h42m
112 Visualizações
Seção sindical aniversariou na sexta, 7 de novembro, mas comemoração ocorreu no último dia 14, com música e coquetel
O fim de tarde da última sexta-feira, 14 de novembro, foi marcado pelo encontro e pela celebração. Rostos novos e antigos do movimento docente chegavam à Casa Clóvis Guterres para comemorar os 36 anos da Sedufsm, completos no dia 7 de novembro.
A cantora Luíza Gomes e o músico Gabriel Jardim fizeram um show intimista no pátio dos fundos da Casa, onde mesinhas de madeira foram colocadas para acomodar as e os professores, que apreciavam as canções da música popular brasileira e latino-americana interpretadas pela dupla. Depois, um momento foi reservado para que as e os presentes cantassem parabéns e desejassem vida longa à Sedufsm.

Liane Weber, vice-presidenta da seção sindical, destacou o quão simbólico foi o evento, pois representou a primeira comemoração docente na Casa Clóvis Guterres, novo espaço do sindicato. "Foi a primeira de muitas celebrações que aqui ocorrerão, pois queremos trazer o e a docente da nossa universidade para perto desse espaço coletivo. Esse espaço que é para nos sentirmos acolhidos e revigorarmos nossas forças", disse a dirigente.
Ela destacou que, em seus 36 anos de existência, a Sedufsm passou a ser uma referência tanto para a categoria docente da UFSM quanto para a comunidade de Santa Maria e região, uma vez que não se mobiliza apenas pelos direitos das e dos professores, mas por serviços públicos de qualidade, democracia e igualdade. Liane ponderou que o ano de 2025 exigiu muito da categoria docente, e segue exigindo, pois tramita, no Congresso Nacional, o projeto de desmonte que atende pelo nome de Reforma Administrativa.
"Esse dia é extremamente importante para que possamos confraternizar, estarmos juntos e juntas, e nos sentirmos pertencentes na luta docente por nossos direitos, que a todo instante estão sendo ameaçados", concluiu.
Texto e fotos: Bruna Homrich
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia