88º Cultura na Sedufsm apresenta a Exposição 'Sua Santidade: Santa Idade'
Publicada em
18/11/25
Atualizada em
18/11/25 18h00m
69 Visualizações
Mostra fotográfica, que inicia na próxima terça, 25, ocorrerá na Casa Clóvis Guterres, em Camobi
Uma exposição fotográfica que expressa e articula gênero, sexualidade e processo de envelhecimento, sobretudo da população LGBTOIAPN+, será apresentada na Casa Clóvis Guterres, espaço da Sedufsm em Camobi, a partir da próxima terça-feira, 25 de novembro, às 17h.
Trata-se da exposição 'Sua Santidade: Santa Idade', organizada pelo professor Gustavo Duarte, do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. A mostra, composta por fotografias de Dartanhan Figueiredo, Leo Roat e Laura Azevedo, marca a 88ª edição do projeto 'Cultura na Sedufsm', ficando disponível para apreciação na Casa Clóvis Guterres até 12 de dezembro. Essa será a primeira atividade cultural na nova casa do sindicato.
“Essa exposição é um ato de resistência, um Artivismo, pelo direito de envelhecer sem se dobrar à ditadura do corpo padrão. Pela liberdade de existir. As imagens remetem a um imaginário carnavalesco, religioso e de erotismo. De uma erótica do envelhecimento, onde o senhor do tempo é uma santa, a santa idade. É uma entidade múltipla, na fronteira entre o masculino e o feminino. A exposição busca mostrar as diferentes belezas dos corpos diversos, de diferentes idades”, explica Duarte, que integra, também, o Conselho de Representantes da Sedufsm.
Antes de ser apresentada na Casa Clóvis Guterres, a exposição já percorreu a Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Antiga Reitoria e o CEFD.
Abaixo, a fica técnica da exposição:
Exposição Sua Santidade: Santa Idade
Por Gustavo Duarte - Professor do CEFD/UFSM
25 de outubro, às 17h
Casa Clóvis Guterres - Sedufsm sede Camobi
Período da mostra: 25/11 a 12/12
Realização: Laboratório de Improvisação e Coreografia (LICOR) e Mestrado em Gerontologia do CEFD/UFSM | Criação, Direção e Curadoria: Luciano Santos | Fotografias: Dartanhan Figueiredo, Leo Roat e Laura Azevedo.
“A exposição articula as questões de gênero, sexualidade e o processo de envelhecimento, sobretudo da população LGBTOIAPN+. Entre dores & amores, entre raízes & asas, desfilo, no meu tempo. Uma entidade carnavalesca? Um "pavão misterioso"? Isso e muito mais, tudo "junto e misturado. Salve, santa imaculada, cultura pop e espiritualidade tramam tua postura alegórica, encarnada no brilho de Oxum. As cartas não mentem jamais: habita as fronteiras e evolui na passarela do viver. Aqui não há mercúrio retrógrado. Um Bornay dos pampas para responder à caretice alheia. Cinquentei com muito estilo e amor à vida. 50 vira 50. É preciso estar atento e forte. Um corpo real, um verdadeiro Homem com G” - Gustavo Duarte. Professor do CEFD/UFSM
*Lembramos que a Casa Clóvis Guterres fica localizada em Camobi, na rua Erly de Almeida Lima, 690, com funcionamento das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Texto: Bruna Homrich
Arte: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia