20 de novembro: Espetáculo 'Terezas de Benguela Presente' acontece no Theatro Treze de Maio
Publicada em
18/11/25
Atualizada em
19/11/25 10h56m
61 Visualizações
Evento cultural que celebra o Dia da Consciência Negra ocorre às 19h e tem o patrocínio da Sedufsm
Nesta quinta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Theatro 13 de Maio, em Santa Maria, recebe o Espetáculo 'Terezas de Benguela Presente'. O evento, que tem patrocínio da Sedufsm, ocorre das 19h às 21h, visando celebrar o feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, instituído pela lei 14.759/2023. A entrada é franca e os ingressos estão disponíveis no site do Theatro.
A iniciativa, segundo a Coordenadoria da Política Pública de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR) e o Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Santa Maria (COMPIR), busca evidenciar e valorizar as manifestações culturais negras do município, oferecendo um espaço de destaque no principal palco cultural da cidade.
Sobre o espetáculo
Idealizado por Leila M. Coutinho Rosa; com direção geral e texto final de Sariana Lima; direção artística de Rutielle Batista e arte de Rusha, o espetáculo homenageia Zumbi dos Palmares, Dandara e todas as mulheres e homens negros de Santa Maria que abriram caminho "com seus pés descalços e suas vozes firmes".
"É um espetáculo que dança as memórias e as presenças da negritude que constrói saberes atemporais, que transforma dor em canto e silêncio em tambor. Vozes que ecoam alto ancestralidade, militância, ativismo e existência, no Rio Grande do Sul onde o corpo é manifesto, resistência e renascimento.Essa criação nasceu do encontro de corpos negros e seus coletivos, num gesto de celebração às Rainhas de Benguela e à linhagem de força que nos sustenta desde Zumbi e Dandara, cujas espadas foram coragem, cujos braços foram abrigo, cujas vozes ainda nos guiam.Aqui, o palco se faz quilombo: vamos sentir a benção dos orixás, cair na mandinga, soltar o gogó e requebrar os quadris. Que cada gesto invoque o axé dos que vieram antes, que cada canto firme seja flecha de liberdade", diz trecho da divulgação nas redes sociais.
20 de novembro - A programação completa contará com apresentações de artistas locais, concurso literário e com a "Feira Preta", para a qual foram convidados/as, via chamamento público, pessoas negras e pardas interessadas em expor suas produções na praça Saldanha Marinho.
Confira a programação completa do evento:
Praça Saldanha Marinho
Das 15h às 20h - Feira Preta
Das 16h10h às 16h30 - Abertura Oficial
Das 16h30h às 17h20min - Anúncio dos vencedores 4º Concurso Anti Racista promovido pelo NEABI
Das 17h30 às 18h40 - Show Evelíny Samba Raiz
Praça Saldanha Marinho - Espaço Erê
15h - Abertura apresentação da Mala ERER.
16h - Oficina Instrumental (Capoeira, Instrumentos).
16h30 - Contação de História "Lápis cor de pele" com Miriam Dias Vargas.
17h - Oficina da história do Baile Charme.
Praça Saldanha Marinho- Espaço Saúde
Das 15h às 18h - Ações de promoção da equidade, orientações e atividades de autodeclaração voltadas à PNSIPN, reforçando a importância da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
Theatro Treze de Maio
19h - Espetáculo "Terezas de Benguela Presente" homenageia a Zumbi dos Palmares, "Nossos Passos Vêm de Longe"
Texto: Bruna Homrich e Fritz Nunes
Imagem: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia