Sedufsm leva debate sobre Reforma Administrativa ao departamento de Administração da UFSM
Publicada em
24/11/25
Atualizada em
24/11/25 18h41m
131 Visualizações
Diretor alertou docentes sobre manobra regimental de deputados para votarem PEC 38 ainda este ano
No início da tarde desta segunda-feira, 24 de novembro, a Sedufsm cumpriu mais uma agenda relativa à Reforma Administrativa. Da mesma forma que já fez em diversos outros centros de ensino da UFSM, a seção sindical solicitou um momento durante a reunião do departamento de Ciências Administrativas para conversar com as e os docentes a respeito dos riscos contidos no projeto da Reforma. Quem representou o sindicato na atividade foi o diretor Cleder Fontana.
O professor destacou que a Reforma – expressa na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38 – prevê a retração do investimento nos serviços públicos, afetando as pessoas que mais precisam da proteção social do Estado. Além disso, disse Fontana, é uma Reforma feita de baixo para cima, pois prejudica principalmente as e os servidores que têm os salários mais baixos.
Após distribuir panfletos que detalham os ataques da Reforma Administrativa, como fragilização da estabilidade, impedimento a progressões na carreira e achatamento salarial, o dirigente fez um apelo às e aos docentes para que fortaleçam a mobilização nestas últimas semanas, já que o fim do ano legislativo se aproxima e, se a proposta não for votada ainda em 2025, é muito difícil que seja em 2026, pois será ano eleitoral e os parlamentares não devem se comprometer com um projeto tão impopular.
Os próximos dias são decisivos porque, explicou Fontana, para tentar passar a Reforma ainda este ano, deputados e deputadas pretendem construir uma manobra regimental “legal”, mas de caráter golpista, para apensar (ou seja, anexar) a atual PEC 38/25 à antiga PEC 32, derrotada pelo funcionalismo público em 2021. Dessa forma, a PEC 38 não precisaria do parecer de comissões da Câmara, passando diretamente à votação no plenário.
Agenda de mobilização da semana
Nos próximos dias, a Sedufsm segue em mobilização pela derrubada da Reforma Administrativa no Congresso Nacional. Nesta terça-feira, 25, às 15h, integrantes da diretoria se reúnem com a Reitoria da UFSM para discutir sobre a PEC 38 e também sobre as demandas que ficaram pendentes da greve de 2024. Um pouco mais cedo, às 14h, tem novo encontro do Grupo de Estudos sobre Reforma Administrativa na Casa Clóvis Guterres.
Já na quarta-feira, 26 de novembro, a Sedufsm participa de ação conjunta com o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), cuja categoria atualmente está em greve contra a proposta de Reforma da Previdência municipal. A atividade ocorre a partir das 13h30, na Praça Saldanha Marinho, onde serão entregues panfletos à população da cidade a respeito da destruição trazida no texto da Reforma Administrativa. Segundo pesquisa da Atlas Intel com o Instituto República, 56% dos brasileiros desconhecem totalmente ou conhecem muito pouco sobre a Reforma.
Há alguns dias a Assessoria de Imprensa da Sedufsm colocou no ar um hotsite (site temporário) especificamente para noticiar as movimentações sindicais e legislativas referentes à Reforma Administrativa. Clique aqui para acessar.
Texto e fotos: Bruna Homrich
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia