Diretoria da Sedufsm propõe TR sobre Redistribuição Docente ao Congresso do ANDES-SN
Publicada em
03/02/26
Atualizada em
04/02/26 13h21m
114 Visualizações
Caderno de Textos do evento que ocorre de 2 a 6 de março já está disponível
A diretoria da Sedufsm propôs um Texto de Resolução (TR) ao 44º Congresso do ANDES-SN, que ocorre de 2 a 6 de março, em Salvador (BA). Intitulada "Por um Banco Nacional de Redistribuição Docente", a contribuição da seção sindical defende dois pontos centrais:
1. Pelo levantamento nacional de redistribuição, vacância e remoção de docentes, independente da multicampia;
2. Pela proposição, ao Ministério da Educação, de um Banco Nacional de Redistribuição Docente, interligando os Bancos de Interesse por Redistribuição (BIREs) das IES.
O texto na íntegra (TR 24) pode ser lido na página 165 do Caderno de Textos disponibilizado pelo Sindicato Nacional para balizar as discussões durante o 44º Congresso. Quem desejar, pode fazer download do documento ao final da página.
Outras contribuições da Sedufsm, desta vez por meio de seu Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA), foram o TR 62 - "Por discussão de Arte e Cultura no ANDES" e o TR 63 - "Por um Fórum da Comunicação do ANDES". O primeiro texto é assinado pelos integrantes do Grupo na UFSM (diretoras Neila Baldi e Fabiana Pereira, e professores/as da base Jessé da Cruz, Flávio Campos e Luciana Carvalho), em conjunto com o GTCA da Aduneb (professora Kátia Maria Barbosa). Já o segundo é assinado apenas pelas e pelos integrantes do GTCA da Sedufsm. Para ler na íntegra, acesse as páginas 335 e 336 do Caderno.
Ao todo, integrantes da diretoria e da base da Sedufsm assinam 22 TRs do Caderno de Textos.
Sobre o evento
De 2 a 6 de março, representantes de seções sindicais do ANDES-SN em diversas instituições de ensino participam do 44º Congresso do Sindicato Nacional, que, este ano, traz como tema central “Na capital da resistência, das revoltas dos Búzios e dos Malês: ANDES-SN nas lutas e nas ruas, pela democracia e educação pública, contra as opressões e a extrema direita!”.
Representando a Sedufsm participarão do evento as e os seguintes professores: Liane Weber, Hugo Blois Filho, Gihad Mohamad, Neila Baldi, Jesse Cruz, Belkis Bandeira, Jadir Lemos e Márcia Morschbacher, como delegados e delegadas; Julio Quevedo, Ricardo Rondinel, Maristela Souza, Abel Panerai Lopes, como observadores e observadoras (também suplentes de delegados/as). Os nomes foram escolhidos na assembleia realizada em 2 de dezembro do ano passado.
As discussões do 44º Congresso, que ocorre na Universidade Federal da Bahia (Ufba), sob organização da Regional Nordeste III do ANDES-SN e da Comissão Organizadora da Ufba, serão divididas em quatro plenárias, cada uma delas referente a um eixo temático de debate: Tema I - Conjuntura e Movimento Docente; Tema II - Planos de Lutas dos Setores; Tema III - Plano Geral de Lutas; Tema IV - Questões Organizativas e Financeiras.
Texto: Bruna Homrich
Imagem: ANDES-SN/edição Nathália Costa
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
Documentos
- Caderno de Textos do 44 Congresso do ANDES-SN