Documentário mostra brasileiros inocentes condenados por tráfico de drogas SVG: calendario Publicada em 08/05/26
SVG: atualizacao Atualizada em 08/05/26 09h56m
SVG: views 64 Visualizações

Professora Viviane Borelli sugere “A Raposa”, produzido pela BBC News Brasil

Alt da imagem

Nesta sexta, 8, a dica cultural fica por conta da professora do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, Viviane Borelli. Ela sugere a busca no Youtube ou em outras plataformas, do documentário produzido pela BBC News Brasil intitulado “A Raposa”. A produção, com duração de 55 minutos, e que pode ser consumida também em formato de podcast, mostra um trabalho raro nos dias atuais, que é a investigação jornalística. Neste caso, apresenta elementos para mostrar como podem ser tênues os limites entre culpado e inocente no caso de condenações por tráfico internacional de drogas. Confira abaixo.

“A dica cultural da semana é um convite para uma imersão na narrativa jornalística do caso de brasileiros inocentes condenados à prisão por tráfico internacional de drogas. A repórter Cristine Kist da BBC News Brasil viajou para o nordeste do Brasil (Bahia e Rio Grande do Norte), Cabo Verde e Inglaterra para conversar com os brasileiros, ouvir testemunhas, fontes oficiais e tentar abordar o suspeito do crime, que nunca foi localizado pela polícia.

“A raposa”, em formato de documentário e podcast, é uma produção da BBC News Brasil, que integra a rede de jornalismo British Broadcasting Corporation (BBC), emissora pública britânica fundada em 1922. A BBC possui redações em Londres e São Paulo e publica notícias em português sobre o Brasil e o mundo em seu site (https://www.bbc.com/portuguese), no canal no Youtube (https://www.youtube.com/@BBCNewsBrasil ), e em seus perfis no X/Twitter, Instagram e Facebook.

O conteúdo jornalístico pode ser consumido tanto no formato de documentário quanto em podcast, num total de cinco episódios. A publicação dos episódios ocorreu de outubro a novembro de 2024 e cada um possui em torno de 35 minutos. O documentário tem duração de 55 minutos e foi publicado em 29 de setembro de 2024. A produção jornalística em formatos distintos é uma excelente alternativa para que se possa optar entre essas duas linguagens, respeitando o gosto pessoal e não abrindo mão da precisão, do detalhamento e de uma narrativa que possibilita a imersão na história.

O caso dos três brasileiros e de um francês presos em Cabo Verde após cruzarem o Atlântico à frente do veleiro Rich Harvest com 1.157 quilos de cocaína foi destaque na mídia nacional e internacional. A droga estava escondida em um dos tanques que deveriam armazenar água, abaixo de um dos quartos dos tripulantes. O rosto dos três brasileiros estampou capas de jornais e foi notícia em telejornais como o Jornal Nacional da Rede Globo, em 17 de agosto de 2017.

Na produção, a jornalista Cristine Kist detalha o início da história - um anúncio de uma empresa de navegação que estaria contratando para uma travessia do Brasil até Portugal - até a decisão de arquivamento do caso, em 2023. Dois dos três brasileiros que ficaram presos por 1 ano e meio foram ouvidos por Cristine e por Ga Dalomba. No documentário, ele mostra o bairro onde cresceu em Cabo Verde e conta um pouco de sua história e do contexto social, onde os índices de consumo e tráfico de drogas cresceram muito nos últimos anos. Na produção, são ouvidos, ainda, familiares e duas fontes oficiais: um delegado da Polícia Federal na Bahia e um policial do país africano.

 A investigação contou com colaboração da BBC Eye Africa, equipe investigativa do veículo, e também do jornalista britânico Colin Freeman. A rede foi a única emissora a localizar o suspeito de arquitetar o plano do transporte da droga, George Fox, em Norwich, a 2 horas de Londres. Ele segue como suspeito do crime em processo que ainda corre na justiça brasileira, mas nunca foi localizado pela polícia, como aponta a notícia da BBC publicada em 2024 (https://www.bbc.com/portuguese/articles/cglknn698glo ).

Num país onde há, ainda, muitos desertos de informações e que, de acordo com mapeamento realizado pelo Atlas da Notícia (https://atlas.jor.br/atlas-v-7/relatorio-analitico-atlas-2025/#11_Sobre_o_Atlas_da_Not%C3%ADcia ) , só no ano de 2025 houve o fechamento de 518 veículos, importante pensarmos sobre quem produz o que consumimos. Além da escassez de informações produzidas por mídias locais, há, cada vez menos, investimento em materiais jornalísticos considerados mais investigativos.

Assim, documentários e séries de podcasts como “A raposa” nos proporcionam conteúdo jornalístico de qualidade, com profundidade, apuração, checagem, cuidado com o tratamento dos dados e das fontes. Entretanto, ao mesmo tempo contrastam com um cenário preocupante em que o jornalismo tem perdido espaço para narrativas sem fonte, sem checagem e sem credibilidade.”

 

Dica

O quê? Podcast “A raposa”
Produção? BBC News Brasil

Veiculação? Youtube
Duração? 55 minutos


Viviane Borelli

Professora do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no curso de graduação em Jornalismo.


link do documentário

https://www.youtube.com/watch?v=TDJMml_gmK0

link do Podcast

https://www.youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTkzmYPPjUCm4orqaDx7-T0J

 


Imagem: Divulgação
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Obra analisa a relação entre democracia e capitalismo

SVG: calendario 30/04/2026
SVG: tag Cultura
Livro de Ellen Wood é sugestão da professora Liliana Ferreira e do pós-doutorando Demétrio Cherobini

Cursos da UFSM apresentam espetáculo em celebração ao Dia Internacional da Dança, 29 de abril

SVG: calendario 24/04/2026
SVG: tag Cultura
Professor do curso de Dança, Jesse da Cruz, convida para apresentações na próxima quarta no Centro de Convenções da universidade

A voz da jornalista silenciada em “A Mulher que Virou Bode”

SVG: calendario 17/04/2026
SVG: tag Cultura
Peça teatral reconstrói e conta a história da primeira presa política do Rio Grande do Sul durante a ditadura militar; espetáculo terá duas apresentações (21 e 22) no Teatro Caixa Preta

Veja todas as notícias