UFSM passa a fazer controle de vacinados e vacinadas na instituição
Publicada em
Atualizada em
04/02/22 19h58m
1074 Visualizações
Mapeamento será feito via portais eletrônicos da universidade
A UFSM implementou, desde a última quinta-feira, 3 de fevereiro, o levantamento de vacinadas e vacinados, bem como a busca ativa por não vacinados(as) na instituição.
O mapeamento será feito de forma virtual, através do login no Portal do Aluno, do Professor, de Documentos e do Ponto Eletrônico. Lá, o(a) servidor(a) ou estudante deverá responder às seguintes questões: está vacinado(a) contra a Covid-19?; em caso afirmativo, quantas doses do imunizante já recebeu?; em caso negativo, qual o motivo de não ter se vacinado?
O preenchimento do formulário não é obrigatório. Devido à Lei Geral de Proteção de Dados, só responde o material quem concordar com os termos de consentimento. Porém, em nota, a Assessoria do Gabinete do Reitor salienta que o levantamento "será muito importante para que a UFSM possa planejar o retorno presencial seguro de servidores e alunos. Com uma estimativa do atual cenário de vacinação de sua comunidade, é possível buscar mais ações de vacinação junto às Prefeituras das cidades em que a UFSM possui campi e incentivar a vacinação na Universidade".
Na última semana, o COE-E havia publicado orientação à universidade para que exigisse a comprovação vacinal dos(as) membros das comunidades acadêmica e externa que acessam as dependências físicas da instituição. A recomendação deve-se ao fato de que as vacinas já foram distribuídas a toda a população acima de 18 anos, e a um cenário de possível retorno às aulas presenciais em 2022.
Texto: Bruna Homrich, com informações de UFSM
Imagem: UFSM
Assessoria de Imprensa da Sedufsm