Projeto da UFSM fortalece relação entre mães privadas de liberdade e seus filhos e filhas SVG: calendario Publicada em 20/05/22 17h41m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/05/22 14h18m
SVG: views 553 Visualizações

“A Educação Inspirando Vidas” existe desde 2019, sendo coordenado por duas professoras do Centro de Educação

Alt da imagem
Oficinas, elaboração de cartas e de outras formas criativas de comunicação e afeto estão entre as ações desenvolvidas pelo programa

Como anunciamos na última sexta-feira, 13 de maio, iremos publicar semanalmente aqui em nosso site, até a primeira quinzena de junho, uma série de reportagens destacando projetos realizados pela UFSM e seu corpo de docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes.

Se o projeto que estreou esta série de matérias em alusão ao aniversário de Santa Maria (17 de maio) e à contribuição que a universidade dá à cidade foi o “Pró-Saúde”, liderado pela professora Luciane Sanchotene Daronco, o que será apresentado hoje é o “A Educação Inspirando Vidas”, coordenado pelas professoras Márcia Paixão, do departamento de Fundamentos da Educação, e Graziela Escandiel de Lima, do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM.

Tendo como público-alvo as mães que estão em privação de liberdade e suas filhas e filhos entre 2 e 14 anos, a iniciativa coordenada pelas docentes dá continuidade e amplia o Projeto Inspira, da UFSM em parceria com a Polícia Federal e a SUSEPE.

O objetivo principal é construir vínculos e relações dignas, emancipatórias e fortalecidas entre as mães e suas crianças, promovendo a elaboração de cartas e outras formas criativas de comunicação e afeto entre elas, bem como registrando e documentando os encontros. Mapear a situação familiar das crianças cujas mães estão presas, acompanhar seus desempenhos escolares e sensibilizar instituições e profissionais para as consequências que o sistema prisional pode acarretar na relação entre mães e filhos/as também estão dentre as ações promovidas pela equipe do Programa.

Em entrevista à Assessoria de Imprensa da Sedufsm, a professora Graziela de Lima conta que o Programa existe desde 2019, aprofundando ações já existentes desde 2016.

“Buscamos com este trabalho dar suporte às ações extensionistas ligadas ao Projeto INSPIRA, uma parceria entre a UFSM, a SUSEPE e a Polícia Federal. Este projeto promove, desde 2016, eventos em que mães detentas do presídio regional passam um período com seus filhos fora do ambiente prisional. Prevemos ações de acompanhamento das experiências familiares e de escola das crianças enquanto suas mães estão privadas de liberdade”, explica.

Vencendo o preconceito

Quando se fala de sistema prisional e de pessoas em privação de liberdade, diversos preconceitos ainda circulam pela sociedade e levam a que alguns setores não julguem como necessária a formulação de políticas públicas e de programas destinados a promoverem dignidade e oportunidades a tais pessoas.

Graziela comenta que, no dia dos eventos promovidos pelo “A Educação Inspirando Vidas”, é possível perceber certa empatia com relação à situação daquelas mulheres. Contudo, no cotidiano batalha é grande.

“[...] sabemos que a sociedade ainda carrega consigo muitos preconceitos e uma cultura do julgamento às mulheres que se encontram privadas de liberdade. Ouvimos e lemos nos comentários às notícias do Projeto, muitas demonstrações de inconformidade com a ideia de um Projeto em que se possa buscar o resgate da dignidade dessas pessoas. Principalmente por serem mulheres. Também percebemos que o fato de serem crianças filhas de pessoas que, por algum motivo, estão privadas de liberdade, as coloca como fortes candidatas ao caminho da criminalidade”, comenta a docente.

As qualidades do Programa não se esgotam nos benefícios que ele acarreta à vida das mulheres do sistema prisional e suas filhas e filhos. Mais que isso, as ações buscam envolver acadêmicos e profissionais para que se tornem mais empáticos e acolhedores às demandas dessa população. Ou seja, o Programa também tem caráter formativo.

“Considero de extrema relevância este trabalho, principalmente por estarmos contribuindo com a formação de profissionais mais sensíveis à situação de vulnerabilidade que atravessa a vida dessas crianças e dessas mulheres.  Também entendo que essas famílias têm, em projetos como esse, um apoio em forma de escuta e atenção aos seus dilemas e adversidades provenientes da situação do encarceramento. A UFSM cumpre seu papel de produtora de conhecimentos a partir de ações extensionistas que enxergam os sujeitos e suas condições de vida para além de suas necessidades, considerando-os/as em suas possibilidades de construção de outra perspectiva de vida”, conclui Graziela.

“A Educação Inspirando Vidas” é um dos 1.200 projetos, programas e ações extensionistas realizadas pela UFSM na cidade de Santa Maria e região, conforme dados da Pró-Reitoria de Extensão. Na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, os dados apontam a existência de 4.754 projetos.

 

Texto: Bruna Homrich

Fotos: Pró-Reitoria de Extensão

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Projeto da UFSM cativa comunidade para a música

SVG: calendario 10/06/2022
SVG: tag 164 anos SM
Oficina de Música completou 30 anos e já passou por diversas cidades do RS e do Brasil

Projeto Zelo educa população para o não abandono de animais

SVG: calendario 03/06/2022
SVG: tag 164 anos SM
Coordenadora do projeto comenta que campus da UFSM contabiliza entre 80 e 90 cães e gatos abandonados

Projeto da UFSM auxilia no combate à insegurança alimentar

SVG: calendario 27/05/2022
SVG: tag 164 anos SM
Brasil enfrenta problemas com a má alimentação, o que acaba levando ao adoecimento da população
Veja todas as notícias