Sedufsm solicita reunião pública na Câmara de Vereadores para tratar sobre cortes orçamentários na UFSM
Publicada em
Atualizada em
06/06/22 18h29m
806 Visualizações
Dirigentes sindicais reuniram-se com o presidente da Casa, Valdir Oliveira, nesta segunda, 6
Na tarde desta segunda-feira, 6, os/as diretores/as Ascísio Pereira, Márcia Morschbacher, Leonardo Botega e Marian Noal Moro reuniram-se com o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Valdir Oliveira (PT), para solicitar a convocação de uma reunião pública com o objetivo de discutir os impactos dos cortes orçamentários na UFSM em Santa Maria e região.
As e os diretores relataram à Oliveira um pouco do cenário de estrangulamento reservado à universidade, que já amargava, no início de 2022, uma redução orçamentária de 26% em relação a 2019 (último ano de presencialidade). À essa redução foi acrescido, no último dia 27 de maio, um novo corte de aproximadamente R$ 19 milhões, o que vem preocupando fortemente tanto a Administração Central quanto estudantes, docentes, técnico-administrativos em educação e todas as pessoas que prezam pela universidade e reconhecem a importância da instituição para as cidades que abrigam seus campi.
“Estamos perdendo nossos/as trabalhadores/as terceirizados/as”, comenta Pereira, referindo-se aos cortes de postos de trabalho demandados pelos cortes, e que, consequentemente, vêm gerando diversas demissões e uma precarização nos serviços da universidade.
Pereira ainda antecipou que, para esclarecerem melhor a comunidade universitária e a sociedade santa-mariense a respeito dos impactos destrutivos dos cortes, as entidades representativas dos segmentos da UFSM propuseram duas ações: a realização de uma audiência pública interna na universidade; e a promoção de uma reunião pública na Câmara de Vereadores para que esse debate alcance as pessoas de fora da instituição. Em ambos os espaços também devem ser traçadas estratégias de mobilização para barrar os cortes e o sucateamento imposto pelo governo Bolsonaro às universidades e institutos federais.
A audiência no campus já tem data para acontecer: nesta quinta-feira, 9 de junho, às 10h, no auditório Lói Trindade Berneira (prédio 18 C – Química). Já a reunião pública na Câmara terá data e horário a serem confirmados nos próximos dias. Assim que os tivermos, divulgaremos aqui em nosso site.
Texto e fotos: Bruna Homrich
Assessoria de Imprensa da Sedufsm