Comunidade acadêmica da UFSM protesta em denúncia a discurso de ódio contra estudantes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 21/10/22 15h32m
SVG: views 661 Visualizações

Mobilização ocorre às 11h30 da próxima segunda-feira, 24, em frente ao Restaurante Universitário

Alt da imagem

Frente ao vídeo ameaçador e difamatório divulgado pelo deputado federal bolsonarista Bibo Nunes (PL), a comunidade acadêmica da UFSM vem organizando uma ampla mobilização. O protesto, intitulado “Ato em defesa da UFSM! Não ao ódio e à violência contra os(as) estudantes”, acontece na próxima segunda-feira, 24 de outubro, a partir das 11h30, em frente ao prédio do Restaurante Universitário central (campus da universidade em Camobi). A convocação é das entidades representativas dos segmentos: Sedufsm, Assufsm, DCE, APG, Atens e Sinasefe.

Diversas entidades vêm repudiando o vídeo de Bibo Nunes, no qual ele chama as e os estudantes que protestaram contra os cortes orçamentários no último dia 18 de “inúteis” e sugere que eles deveriam ser “queimados vivos”. Segundo divulgado pelo jornal Gaúcha ZH, o Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul, através de sua Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), irá instaurar procedimento para investigar as declarações do deputado (não reeleito para a Câmara nessas eleições de outubro).

Nesta sexta, 21, a diretoria da Sedufsm publicou nota denunciando a fala do parlamentar, considerada preconceituosa, mentirosa e atroz.  

"O deputado confunde imunidade parlamentar com impunidade, e liberdade de expressão com crime.  A sociedade gaúcha já disse nas urnas que repudia parlamentares como ele, ao não o reeleger. Agora, é preciso mais: que o mesmo seja punido criminalmente pelo que vem fazendo", defende a direção docente. Leia o texto na íntegra.

UFSM diz que estudantes são seu maior patrimônio

Quem também se manifestou em repúdio à fala de Bibo Nunes foi a gestão da UFSM, que, em nota, destaca os valores de liberdade, democracia, ética, justiça, respeito à identidade e à diversidade, compromisso social, inovação e responsabilidade, adotados pela instituição. "Desta forma, repudia todo e qualquer discurso de ódio, de falta de civilidade, que não tolere as diferentes opiniões ideológicas e políticas e que incentive agressões à comunidade acadêmica ou a quem quer que seja", aponta trecho do texto.

A reitoria ainda diz que todo ataque contra um estudante ou servidor receberá uma resposta da gestão: "Nossos estudantes são nosso maior patrimônio e é através deles e do conhecimento gerado nas universidades que transformamos a sociedade. Toda vez que um estudante ou um servidor público da área da educação for atacado e/ou desqualificado, nos ergueremos em defesa da nossa comunidade e da nossa instituição, que é de Estado e não de um governo". Leia aqui a nota na íntegra

UFPel fala em 'sadismo' de Bibo Nunes

Para a reitoria da UFPel, o deputado bolsonarista "evidencia-se uma pessoa rancorosa, desequilibrada, desconhecedora do que é uma universidade pública e, sobretudo, desprovida de mínimo respeito com a população de Santa Maria". 

Em nota divulgada também nesta sexta-feira, a Administração da federal pelotense cita o incêndio na boate Kiss, afirmando que se Bibo Nunes tivesse o "mínimo de sensibilidade", não teria desejado algo tão "torpe e vil" para os estudantes de Santa Maria. Leia

Abaixo-assinado

Quem deseja se manifestar virtualmente em defesa das e dos estudantes da UFSM pode assinar o abaixo-assinado organizado pelo DCE da UFSM, que já contava, até o fechamento desta matéria, com mais de três mil assinaturas. O documento deve ser posteriormente encaminhado ao Ministério Público para que tome providências e, também, utilizado em um pedido de cassação do mandato de Bibo Nunes. Assine aqui

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Divulgação

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm convida categoria para confraternizar no Jantar Baile 2024

SVG: calendario 13/09/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorrerá a partir das 20h do dia 19 de outubro, no Salão Floratta, e convites já estão à venda

Assembleia aprova delegação da Sedufsm ao 15º Conad extraordinário

SVG: calendario 12/09/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece de 11 a 13 de outubro, em Brasília, e debaterá exclusivamente carreira docente

Governo institui Grupo de Trabalho para regulamentar atividades docentes na EBTT

SVG: calendario 12/09/2024
SVG: tag Sedufsm
ANDES-SN terá representação no GT, que é proveniente do acordo firmado entre sindicatos e governo ao fim da última greve

Veja todas as notícias