MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Notícias

21/10/2022 17h57m   21/10/2022 18h10m   | A+ A- |   444 visualizações

Diretoria Nacional e Regional RS do ANDES-SN rechaçam falas odiosas de bolsonarista

Declaração de deputado Bibo Nunes (PL – RS) chama estudantes da UFSM e da UFPel de inúteis e diz que deveriam ser “queimados vivos”

Ao final desta página, ambas as notas estão disponíveis para download
Ao final desta página, ambas as notas estão disponíveis para download

Tanto a Diretoria Nacional quanto as seções sindicais que compõem a Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN manifestaram-se em rechaço ao vídeo divulgado pelo deputado bolsonarista Bibo Nunes (PL), segundo o qual as e os estudantes da UFSM e da UFPel são “inúteis” e motivo de vergonha por terem ido se manifestar em defesa das universidades no último dia 18 de outubro. O parlamentar, ainda, em uma fala desprovida de qualquer sensibilidade, sugere que o “castigo” para tais “desocupados” é o de serem queimados vivos.

Em seu posicionamento, a diretoria do ANDES-SN chama a atenção para o fato de Santa Maria ter sido o palco de uma das maiores tragédias do país: o incêndio na boate Kiss, responsável por vitimar fatalmente 242 jovens, a maioria estudantes da UFSM. Assim, a fala do deputado assumiu contornos ainda mais grotescos.

“Infelizmente, nos últimos 4 anos, a política do ódio, do extermínio e da intolerância tem tomado conta de nosso país, por isso embora não nos cause surpresa a forma como os bolsonaristas estão atuando, ou seja, com intolerância, ações de ódio, perseguição e calúnia, este episódio expressa, mais uma vez, o perigo representado pelo projeto político de Bolsonaro e seus(suas) aliado(a)s”, alerta a direção do Sindicato Nacional.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO AO DEPUTADO BOLSONARISTA QUE DESEJOU QUE O(A)S ESTUDANTES DA UFSM FOSSEM “QUEIMADOS VIVOS”

No dia 20/10/2022, o Deputado Federal do Rio Grande Do Sul Bibo Nunes (PL), um dos maiores defensores de Bolsonaro e de suas práticas - não reeleito para o mandato 2023-2026 -, vociferou todo seu ódio e preconceito com o(a)s estudantes das universidades federais, de forma muito direta à(o)s estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em uma transmissão pela internet. Ele, além de tantos outros absurdos e inverdades que proferiu, em uma atitude genocida, desejou que o(a)s estudantes da UFSM fossem “queimados vivos”. Aqui, precisamos reconstituir um fato histórico de muita dor e comoção nacional e internacional ocorrida na cidade de Santa Maria, no ano de 2014. Isso mesmo, logo na cidade que há nove anos o incêndio fatal da Boate KISS levou à morte 242 jovens e 636 pessoas feridos. A maioria das vítimas era estudante da UFSM.

Infelizmente, nos últimos 4 anos a política do ódio, do extermínio e da intolerância tem tomado conta de nosso país, por isso embora não nos cause surpresa a forma como os bolsonaristas estão atuando, ou seja, com intolerância, ações de ódio, perseguição e calúnia, este episódio expressa, mais uma vez, o perigo representado pelo projeto político de Bolsonaro e seus(suas) aliado(a)s.

Diante deste acontecimento, a Diretoria Nacional do ANDES-SN repudia de forma veemente essa atitude, que faz uma referência a uma das maiores tragédias da última década. Além de desrespeitar as vidas perdidas e as mais de 636 pessoas envolvidas nesta tragédia, desrespeita a dor das famílias e da sociedade da cidade: parentes, amigas e amigos que carregam em seus corpos, mentes e corações marcas profundas dessa tragédia. Este “homem de bem” traz em sua fala o resumo do momento em que vivemos, na qual a intolerância e o ódio estão levando a violências políticas que ameaçam nossa democracia. Infelizmente, vimos essa prática de desrespeito acontecer durante toda a pandemia do COVID-19 e agora durante a campanha eleitoral, se caracterizando, portanto, em uma prática de um governo negacionista e desumano.

É por ações como essa que o ANDES-SN conclama toda sua base, comunidade acadêmica e sociedade brasileira a se mobilizarem e atuarem para superarmos esse momento político tão vergonhoso e perigoso. O ódio, a intolerância e a violência não podem vencer no dia 30/10/2022. Pelos nosso(a)s jovens, pelo(a)s nosso(a)s estudantes, pelo nosso país e pelo nosso futuro, conclamamos pelo voto no dia 30/10/2022 em LULA.

VOTAR EM LULA PARA DERROTAR BOLSONARO NAS RUAS E NAS URNAS!

Brasília (DF), 21 de outubro de 2022

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Regional RS pede punição a parlamentar

As seções sindicais que compõem a Regional RS do ANDES-SN (Sedufsm, ADUFPel, Aprofurg, Sesunipampa, SindoIF e seção sindical do ANDES-SN na UFRGS) também lançaram nota nesta sexta-feira, 21, cobrando que os órgãos do Estado Brasileiro responsáveis pela defesa da democracia pronunciem-se e tomem as medidas necessárias para responsabilizar o parlamentar pelas falas proferidas.

Leia a nota completa:

Nota de solidariedade à comunidade acadêmica da UFSM e UFPel

As seções sindicais que compõem a regional RS do Andes Sindicato Nacional vêm a público repudiar a fala do Deputado Federal Bibo Nunes com relação aos estudantes da UFPel e UFSM que, no dia 18/10/2022, saíram às ruas da cidade para protestar contra os cortes orçamentários que universidade vem sofrendo nos últimos anos. Destacamos que as manifestações do movimento estudantil ocorreram em todo o território nacional nesse dia, sendo um ato chamado inicialmente pela UNE e, posteriormente, pelo ANDES, Fasubra, Sinasefe e Fenet.

Entendemos como inadmissíveis as palavras proferidas pelo então deputado, onde declara que os estudantes devem "ser queimados vivos", evidenciando assim mais uma característica fascista e de ódio, dentre tantas outras já demonstradas por esse sujeito. Apesar de ser um deputado, já demonstrou grande desrespeito pela democracia, atuando pela intervenção das universidades federais no Rio Grande do Sul.

Exigimos que os órgãos do Estado Brasileiro responsáveis pela defesa da democracia se pronunciem e tomem as medidas necessárias para que esse sujeito seja devidamente punido.

Ações como essa têm se tornado comuns com o bolsonarismo. Também por esse motivo é imprescindível derrotar o Bolsonaro no dia 30 de outubro, para que possamos enfraquecer essas ações por meio do Estado Brasileiro.

Não vamos recuar, seguiremos juntos, juntas e juntes na luta contra os fascistas e em defesa das universidades, dos institutos federais e da educação pública como um todo!

FASCISTAS NÃO PASSARÃO!

Votar em Lula para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas

Regional RS – Andes Sindicato Nacional

Adufpel, Aprofurg, Andes/Ufrgs, Sesunipampa, Sedufsm e Sindoif"

Ambas as notas estão disponíveis para download ao final desta página. 

Para ler, também, a nota da Diretoria da Sedufsm, clique aqui

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Divulgação

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Ao final desta página, ambas as notas estão disponíveis para download

Compartilhe com sua rede social


© 2023 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041